Educação

Acervo on-line: entre história e memória do IFCE

“Acervo on-line: entre a história e a memória do IFCE” é a plataforma desenvolvida pela servidora do campus de Fortaleza Francineuma Guedes Cândido, resultado de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. O produto educacional está disponível em duas páginas: http://ifce.sanusb.org/históriahttp://ifce.sanusb.org/historia/#event-acervo-de-memorias .

A mestre em EPT relembra que a principal motivação para a criação do produto educacional foi a possibilidade de resgatar a história da instituição, a partir das memórias de alunos e servidores, revelando a importância desses sujeitos para a construção histórica da instituição. Em formato de linha do tempo, o acervo digital apresenta dados históricos da instituição desde a sua criação, em 1909, com a Escola de Aprendizes Artífices, até a sua transformação, em 2008, com o Instituto Federal do Ceará.

De acordo com a pesquisadora, para elaborar o acervo digital, foram realizadas pesquisa bibliográfica e análise documental. “Na plataforma interativa, os dados estão mesclados pelas narrativas memorialísticas de ex-alunos e servidores, associadas a registros fotográficos do período”, explica Cândido. A página do produto educacional é livre e não comercial, licenciada pelo Creative Commons Brasil.

A pesquisa foi orientada pelos professores Sandro Jucá e Solonildo Almeida, enquanto a modelagem da plataforma contou com a parceria de Diego Gonçalves, aluno do Bacharelado em Ciência da Computação do campus de Maracanaú do IFCE.

Mais informações: (85) 3307.4020

FONTE: IFCE