Bicicletar-Windows-Phone-header

 

 

É bonito de se ver a resistência, a mudança, a transformação que a cidade de Fortaleza está passando, falta muita coisa para se ajeitar, para tomar o seu rumo, mas de uma coisa é certa: em relação à mobilidade urbana, ocupação de espaços públicos,  a capital do sol está passando por mudanças, mesmo que lentas, mas são mudanças em que todos nós, habitantes, transeuntes, ocupantes desse território que chamam de Terra da Luz,  estamos começando a enxergar e a ajudar a melhorar a situação.

É lindo de se ver, em meio ao trânsito, em meio aos sinais fechados,  entre os carros e motos, as bicicletinhas verdes passarem, carregando esperança de uma cidade melhor, com mais respeito ao outro, a cultura de pedalar, a ocupação de espaços que antes estavam só na imaginação, é hora de mudanças, eu acho isso tudo muito lindo. Estava eu dentro de um ônibus numa dessas avenidas gigantes da cidade, bem na hora do rush. O sinal fechou, o ônibus parou e eu olhei atentamente na janela: passaram duas pessoas pedalando pra lá e duas pra cá, merecia uma foto, mas não me atrevi a tirar o celular dentro do ônibus, vai que… voltando… Eu vendo aquilo, fiquei tão feliz, tão empolgado, por mais que ainda não tenha experimentado andar com as bicicletas do Projeto Bicicletar, gostei de ver ver que as pessoas estão realmente fazendo bom uso desse patrimônio que nos foi dado.

Lembro quando noticiaram que Fortaleza ia ganhar estações do Bicicletar. Uns começaram logo a dizer que aquilo não iria dar certo nessa cidade tão cheia disso, tão cheia daqui, a negatividade já tomava conta antes mesmo do projeto vingar, os pessimistas trataram logo de contrapor as ideias, de mostrar seus pensamentos e opiniões sobre o assunto, ideias tão desconexas e chatas, que dava raiva de escutar. Eu, calado estava, calado ficava, sabia que isso poderia mudar. Com o passar dos dias e noites, vimos ciclofaixas pintarem a cidade, vimos pessoas pedalando, vimos o projeto Bicicletar funcionando e batendo recorde de viagens feita, isso dá orgulho, dá vontade de gritar pros pessimistas de plantão: DEU CERTOOOOO!

Mas fico com esse grito para mim, e agora coloca aqui nessa crônica, que já vai se esticando, mas é preciso parar e vou parar. No mais, deixo aqui a minha alegria sobre a mobilidade urbana na nossa cidade, de ciclofaixas, de mais velocidade no trânsito, de corredores exclusivos, de ônibus articulados, de bicicletas verdes, de gente se exercitando, usando o espaço público, indo e vindo, normalmente. Agora é hora de outras intervenções, seja na saúde, na educação, na segurança, querer é poder sim!

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa| Imagem: Internet