zoom-foto-de-luiz-alves-1

Integrando a intensa programação do Férias no Dragão, o bailarino, ator e coreógrafo Luiz Otávio Queiroz, apresenta no Teatro do Dragão do Mar, às 20h, o solo “Zoom”, que tem como objetivo colocar em prática a sua pesquisa em dança contemporânea. O espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos estarão disponíveis 2h antes nas bilheterias do Dragão do Mar.

Foi desenvolvido uma tríade de pensamentos e práticas que nortearam esta pesquisa: movimento minimalista, improvisação e a fotografia. Como, a partir destes diálogos, pode surgir uma coreografia imprescindível com partituras criadas e desdobradas para tornar-se um espetáculo de dança? Como a relação entre a improvisação, as técnicas de fotografia e o movimento minimalista possibilitam a criação de uma obra de arte em dança? Estes conceitos foram os pontos primordiais para o desenvolvimento do Z O O M.

zoom-foto-de-gra-dias-e-gustavo-pedrosa-1

O interesse por este universo minimalista vem do seu contato com a coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker(BE). Os pontos coreográficos matematicamente compostos e estruturados geograficamente no espaço faz da pesquisa de Keersmaeker uma fonte de composição e inspiração para começar a entender como a dança minimalista é preenchida de significados e como esta forma de composição é constituída de múltiplas possibilidades de criação. Nesta perspectiva, foi pensado o diálogo entre movimento minimalista e a fotografia, seu ângulo de visão e nitidez do movimento, amplitude e afastamento e foco nos detalhes da partitura coreográfica.

zoom-foto-de-gra-dias-e-gustavo-pedrosa-2

Outro aspecto importante deste trabalho é como a pesquisa de movimento reverberou na criação da iluminação e trilha do espetáculo Z O O M, onde os artistas Walter Façanha e Ayrton Pessoa Bob, respectivamente, iluminador e músico, se engajaram neste projeto desde o início. Por fim, o proponente tem um histórico criativo que perpassou por esta pesquisa em trabalhos anteriores, ainda que em uma forma menos intensa, mas com um significativo percurso para continuar a desenvolver e unir estes conceitos, chegando em 2016 com este espetáculo estreado no encerramento da 5ª Bienal Internacional de Dança De Par Em Par.

Sobre Luiz Otávio Queiroz

É bailarino, ator, coreógrafo, professor e produtor cultural. Começou seus estudos em arte no ano de 2006 no Curso de Cinema e Vídeo na Casa Amarela. Posteriormente, ingressou no Curso Princípios Básicos de Teatro/2006. Participou como aluno da última turma do Curso de Arte Dramática – UFC em 2008. Formado em Artes Cênicas – CEFET e pelo Curso Técnico em Dança – Turma II em 2010. Foi ator, diretor e coreógrafo do grupo Teatro Vitrine entre os anos de 2006 à 2013. Ministrou o Curso de Extensão Corpo Discurso, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE no ano de 2010, entre outros. Durante estes anos já participou de cursos com professores renomados, tais quais, Carlos Simioni (LUME) e Tadashi Endo (MAMU BUTOH CENTRE), Grupo Clipa Theater(Israel), Grupo Los Corderos (Espanha), Francesco Scavetta(Itália), José Vidal (Chile), Regina Advento(Brasil), Susan Alexander(USA), Vinciane Gombrowicz(França) e Alexandre Munz (França). Desde 2012 é integrante da Cia. Dita.

SERVIÇO:
Espetáculo ZOOM
Quando: 16 de fevereiro, às 20H
Onde: Teatro do Dragão do Mar.
Entrada Gratuita
Retirada dos ingressos com 2h de antecedência.

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa| Imagens: Luiz Alves