Em tempos de muita intolerância, em que o ato de amar é punido por pensamentos mesquinhos e atitudes grotescas, é sempre bom a gente se deparar com projetos que tratam esse problema, um desses projetos, é o Curta Gênero, realizado pela Fábrica de Imagens, que entra em sua VI edição, que vai acontecer em Fortaleza, do dia 3 ao dia 11 de junho.

Cinema, fotografia, trabalhos acadêmicos, artes e experimentações. Uma miscelânea de debates, discussões e formações sobre os temas gênero, corpo e sexualidade. O projeto “Curta O Gênero” COG 2017, realizado pela Fábrica de Imagens, abre inscrições até dia 31 de março, para submissão de trabalhos e produtos para Simpósios temáticos, Mostra Internacional Audiovisual e Concurso de fotografia Contrastes. As inscrições são gratuitas e online no site da entidade.

“O Curta O Gênero” desse ano trará como tema “Desafios atuais dos feminismos latino-americanos: política, estratégias e articulações possíveis” e terá uma vasta programação com mesas de debates, painéis, mostras, rodas de conversa, exposições, música, teatro, artes visuais e um tanto de ousadia para discutir a temática. O Curta o Gênero é uma realização da Fábrica de Imagens, com apoio da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura e com a produção do Ponto de Cultura Outros Olhares e do CACTO (Centro de Referência em Cultura, Arte, Comunicação e Novas Tecnologias para a Promoção dos Direitos Humanos, da Equidade de Gênero e da Diversidade Sexual).

Assim, o Curta o Gênero aposta numa estratégia que abrange processos formativos, produtivos, de distribuição e de difusão de ações e produtos nos campos da cultura, da comunicação, do conhecimento e da incidência política. Sobretudo no campo da difusão, o Projeto tem um foco especial em promover a capilarização de suas ações em outras cidades, especialmente, do interior cearense.

Um convite à transformação de mentalidades através de processos pelos campos das artes, da comunicação, da cultura e da política comprometidas com a denúncia das desigualdades, violências e violações de gênero e com a construção de outras representações e interpretações simbólicas baseadas na equidade de gênero e na afirmação das sexualidades.

Atividades – Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero; Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança; Exposição Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares; Exposição de Gravuras Expressões de Gênero; Mostra de Teatro Gênero em Cena; além de performances, apresentações musicais, lançamento e venda de livros, feira solidária de produtos de serviços de coletivos e organizações sociais ligadas aos direitos humanos, mulheres e sujeitos LGBT.

O Curta o Gênero acontece desde 2012. Em suas cinco edições já realizadas foram, aproximadamente, 200 obras audiovisuais selecionadas e exibidas de um total de pouco mais de 900 inscritas; 30 mesas realizadas; quase 100 pesquisadores e pesquisadoras, ativistas e artistas convidados; 200 trabalhos selecionados para os simpósios temáticos, 170 fotografias expostas na Exposição Contrastes; 08 peças apresentadas na Mostra Gênero em Cena e uma dúzia de intervenções urbanas e performances; 33 itinerâncias realizadas, sendo 20 no Ceará, 08 por outros estados brasileiros e 05 por outros países (Chile, Uruguai, Argentina, Portugal e Cabo Verde).

 SERVIÇO:

Inscrições para Simpósios temáticos, Mostra Internacional Audiovisual e Concurso de fotografia Contrastes no site até o dia 31 de março:
http://fabricadeimagens.org.br/curtaogenero/inscricoes/

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da Assessoria | Imagem: Divulgação

Tagged in: