Futebol do Povo

Convocação de Tinga para a seleção é mais prejudicial do que benéfica para o Fortaleza

75 27

tinga

Emprestado pelo Grêmio e titular da lateral direita do Fortaleza, Tinga foi convocado para a Seleção Brasileira que vai disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto, entre 10 e 26 de julho. Inicialmente a CBF queria vetar a participação do Brasil na competição por não concordar com o gramado sintético que será usado no Canadá, mas abriu mão para dar chance a mais jogadores aparecerem. Com a seleção sub-20 principal disputando atualmente o Mundial da categoria, o grupo formado para o Pan terá uma mescla de atletas sub-23 e sub 19.

Tinga terá que se apresentar no dia 29 de junho e se o Brasil chegar até as finais volta apenas no fim de julho, começo de agosto. A convocação é muito boa para o lateral, que já tinha passagens pelo sub-20 da seleção e tem jogado bem na equipe após um começo difícil. Mostra também que os jogos do Fortaleza têm sido observados e dá orgulho ao torcedor, evidente. Agora, do ponto de vista prático a ausência do atleta mais prejudica o clube do que beneficia. O jogador não pertence ao tricolor e vai obrigar a diretoria a contratar outro lateral, já que serão quatro ou cinco jogos que o atleta pode perder da Série C, objetivo único e vital do Fortaleza no segundo semestre.

As outras alternativas para não se investir em um novo atleta: a primeira é dar força ao lateral Hudson, até então discreto e sem chances e a segunda é improvisar Pio na lateral durante o período. O meio-campista, artilheiro da equipe na temporada, já fez essa função no começo da temporada com Nedo Xavier, mas Marcelo Chamusca entende que Pio perde qualidade por ali.

Em tempo: o Brasil estreia no Pan no dia 12 de julho, contra o Canadá e tem ainda pela frente no grupo A as seleções do Peru e do Panamá.

Recomendado para você