O Ceará conheceu sua nona derrota em 13 jogos como visitante na Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória do Sampaio Corrêa por 1×0 deixou o alvinegro com 24 pontos, estacionado na zona de rebaixamento. Faltando 13 rodadas para o fim da competição, o alvinegro tem como meta vencer sete ou oito partidas para ter boas chances de não ser rebaixado.

O nível técnico do confronto foi muito baixo.  Com mais posse de bola no primeiro tempo, o Ceará, que não teve Mazola e Julío César e entrou com Vinicius no ataque, além de três zagueiros – Charles, Thiago e Sandro – insistiu em atacar pelos lados do campo, mas sobraram cruzamentos errados, especialmente de Victor Luis . O sistema ofensivo não conseguiu atuar agrupado e situação ficou complicada. Não é fácil compreender Alex Amado no banco.

O Sampaio fez o gol aos 21 minutos. Edgar aproveitou bem um cruzamento errado ofensivo para dominar a bola na linha de fundo;  Cametá estava fora de posição, Sandro demorou alguns meses para fazer a cobertura – pressionar o adversário de verdade – e Jheimy, com inteligência, tocou de cabeça após o passe de Edgar, antecipando  a jogada sem ser incomodado por Charles, Thiago, Carlão ou Guilherme Andrade.

No segundo tempo a partida seguiu  bem ruim e o Ceará continuou errando cruzamentos. No total, foram 22 que o time tentou na partida, 20 equivocados. As duas principais chances de gol do Ceará saíram dos pés de Ricardinho. Além de uma falta batida no travessão, o meio-campista que voltava de contusão deixou Rafael Costa na cara do gol, mas o atacante perdeu ótima oportunidade de cabeça, aos 28 minutos. Já o Sampaio foi ao ataque apenas na boa. Pouco incomodou o goleiro Luis Carlos e manteve menos posse de bola mas, organizado e seguro na defesa, o grande mérito da equipe, comemorou os três pontos. Agora o tricolor maranhense tem 42 – seis conquistados sobre o Ceará – e está na quinta colocação.

O Ceará, que no segundo turno soma 10 pontos em 18 disputados, recebe o Bahia, na terça-feira. Jogo difícil no Castelão diante da equipe comandada por Sérgio Soares e que está no G4.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles