O ‘Cantinho do Português’ está localizado no segundo andar da biblioteca. (Foto: Divulgação)

Agora, estudantes da Universidade de Macau (UM), na China, podem ter contacto mais direto com obras em língua portuguesa. É que a biblioteca da instituição criou o ‘Cantinho do Português’, um espaço exclusivo para o idioma, inaugurado no último dia 26 de outubro.

O novo espaço vem ao encontro da atual estratégia do Governo central chinês que pretende posicionar Macau como uma plataforma entre a China e os países de língua portuguesa. A cerimônia de inauguração contou com a presença de Yonghua Song, reitor da UM, e de Tam Chon Weng, secretário para assuntos sociais e cultura.

Em seu discruso, Tam disse que “a língua portuguesa está a tornar-se cada vez mais importante, não só porque é uma língua oficial em Macau, mas também porque o governo central deu muito apoio a Macau para se transformar numa plataforma de intercâmbio cultural entre China e países de língua portuguesa, além de sua função atual como plataforma de serviços para a colaboração empresarial”, afirmou o secretário acrescentando que a demanda por profissionais bilíngues (chinês-português) deverá continuar a crescer e que a formação desses profissionais será, portanto, uma grande responsabilidade do governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

O reitor Yonghua Song disse que o Departamento de Português da UM está passando por uma série de reformas, incluindo a otimização do currículo de graduação, bolsas de estudo para estudantes de português – ampliando a duração dos programas estrangeiros -, aumentando o número de cursos de pós-graduação e recrutando mais estudantes internacionais. Além disso, Song mencionou outros projetos que refletem o esforço da UM para promover a educação e investigação em língua portuguesa, como o Centro Bilíngue de Ensino e Formação Chinês-Português, que foi estabelecido há um ano; e o Prêmio de Tradução Literária Chinês-Português, lançado conjuntamente pela UM e pela Fundação Macau no ano passado.

O recém-inaugurado ‘Cantinho do Português’ localiza-se no segundo andar da biblioteca da UM, fornece informações sobre a cultura portuguesa e recebe palestras e exposições regularmente. Há também uma sala audiovisual e uma sala de estudo que serve de base para estudos, ensino e pesquisa em português e apoio ao trabalho de formação de profissionais de línguas bilíngues. O horário de funcionamento é das 8 às 12h.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles