O curso é de nível intermediário e possui três módulos de 80 horas cada, totalizando 240 horas de aula

Gratuitamente, a Unicesumar, instituição brasileira de ensino a distância, está a disponibilizar curso on-line de língua portuguesa destinado a migrantes e refugiados. A iniciativa, que visa acolher, empoderar e transformar por meio da comunicação, foi lançada no Dia do Imigrante (25 de junho) e conta com a parceria da Agência das Nações Unidas para migrações (OIM/ONU).

O curso é de nível intermediário e possui três módulos de 80 horas cada, totalizando 240 horas de aula. O conteúdo foi estruturado por meio de módulos que visam o gradativo desenvolvimento das capacidades comunicativas, especialmente de leitura e escrita. O aluno deve fazer sua matrícula nos três módulos disponíveis, sendo um módulo pré-requisito para o outro. A partir do início de cada módulo, o estudante tem, no mínimo, 30 e, no máximo, 60 dias para a realização de cada etapa. Clique aqui para fazer a inscrição.

Imagem: Reprodução Universo EaD

O aluno conta também com os seguintes recursos didáticos em cada módulo: livro on-line, aulas expositivas, aulas de estudo de caso (resolução de exercício), atividades de comunicação e interação e atividades avaliativas. Para obter o certificado, o aluno terá que realizar as atividades avaliativas, bem como atingir, no mínimo, 60% de aproveitamento de cada um dos módulos.

Com a capacitação, o imigrante e refugiado poderá desenvolver habilidades sociais por meio da aprendizagem do português, gerando interação entre pessoas e grupos em diversos contextos e necessidades, além de proporcionar a compreensão de diferentes gêneros textuais. “Esse curso é mais uma evidência do poder de transformação da educação. A educação abre portas para novas oportunidades e, no caso dos alunos imigrantes, para recomeços de vida. Assim, a Unicesumar cumpre o seu papel educacional e social”, afirma Weslley Matos, diretor de Relações Institucionais da Unicesumar.

O lançamento do curso contou com live pelo YouTube com o tema “Refugiados e Migrantes: desafios para um Mundo em Crise” e teve participação de especialistas da OIM, do Pacto Global e de imigrantes. Clique aqui para conferir.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles