O português é hoje o quinto idioma mais usado no planeta, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul

Com mais de 260 milhões de falantes no mundo, distribuídos em nove países, a língua portuguesa tem hoje lugar relevante no cenário internacional. Trata-se do quinto idioma mais usado no planeta, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul. Os dados são da Agência Brasil.

E para ter domínio pleno da língua, a necessidade de estudar com frequência faz-se necessária. Pensando nisso, o Bookplay, primeira plataforma de streaming 100% brasileira de educação, listou alguns dos livros disponíveis na plataforma sobre a língua portuguesa. Confira:

1. Meu Primeiro Dicionário Ilustrado
O livro é rico em ilustrações e busca despertar, nas crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, o gosto pela consulta aos dicionários. Os verbetes organizados apresentam a separação das sílabas e a classificação gramatical, além de exemplos.

2. Enciclopédia da Língua Portuguesa
Redação, Gramática, Literatura e Dicionário juntos. O livro abrange todos os estilos de escrita, regras gramaticais e escolas literárias.

3. Manual da língua portuguesa
O manual se destina a todos aqueles que querem estudar os mecanismos da Língua Portuguesa. Trata-se de um conjunto de temas acerca das normas utilizadas na língua culta e suas exceções, muitas vezes aceitas na linguagem cotidiana. O manual aborda temas, como: ortografia, pontuação, acentuação e adequação vocabular.

4. Minigramática da Língua Portuguesa
O livro traz um curso completo de gramática, usando uma linguagem simples e despojada, mas sem deixar de respeitar a norma culta da língua. Cada assunto vem com definição e muitos exemplos.

5. Compêndio da Língua Portuguesa
O livro é um manual completo do idioma. Desde as regras gramaticais básicas, até construções mais sofisticadas. A seção de gramática trata de todas as questões de grafia, análise sintática e morfológica. Na parte de literatura, são estudadas as diversas escolas literárias. E na seção de redação se encontra o maior diferencial desta obra: um olhar cuidadoso sobre os principais tipos de redação.

Tagged in:

, ,

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles