Renée Ahdieh, autora de A Fúria e a Aurora

Renée Ahdieh, autora de A Fúria e a Aurora

Por Mariana Amorim (marianaamorim@opovo.com.br)

Não é de hoje que escritores buscam inspiração no universo das Mil e Umas Noites. O mistério dos contos populares originais do Oriente Médio e do sul da Ásia é pano de fundo para dezenas de narrativas. E foi nesse cenário que a americana Renée Ahdieh baseou seu primeiro romance: A Fúria e a Aurora. O livro inicia trilogia homônima.

A trama, que mistura fantasia e romance, nos leva a um país chamado Khorasan. Governado pelo rei Khalid, conhecido por casar com uma jovem toda tarde e matá-la ao alvorece do dia seguinte, o lugar vive a sobra desses crimes. O motivo que leva o jovem e sanguinário rei a cometer tal barbárie é um dos mistérios da narrativa. Aparentemente, ele poderia fazer isso por quanto tempo quisesse, ninguém nunca havia tido coragem de enfrentá-lo. Até que ele casa com Shiva, uma moça muito querida. E, depois do assassinato, Sherazade, sua melhor amiga e protagonista, jura vingança.

Sherazade é uma jovem determinada e corajosa. Admirada no reino por sua inteligência e força de vontade, ela não aceita que o assassino de Shiva saia impune e resolve que vai vingá-la – mesmo sendo o rei e, aparentemente, louco, o culpado. Ela se voluntaria como noiva e promete que vai sobreviver quantas noites forem necessárias para descobrir os segredos dele e matá-lo. Após a noite de núpcias, Sherazade começa a contar uma história ao rei. Porém, quando a aurora chega, ela ainda não tem terminado. Assim, pede a ele para ficar viva mais um dia para que possa concluir o que começou.

Muitos dias se passam e Sherazade permanece viva. Khalid está intrigado e apaixonado por ela. Porém, o rei sabe que poupar a vida da amada poderá trazer problemas maiores ao reino. Sherazade também se apaixonada por Khalid e desperta o ciúmes de Rahim, um amigo de infância. A narrativa segue envolvendo o leitor com o mistério de uma antiga profecia e o triângulo amoroso. O desfecho é surpreendente.

A obra tem uma leitura fácil. A linguagem é leve e fluída. Um ponto negativo é que apesar da história ser contada em outra cultura, a árabe, isso não é explorado. A maioria da narrativa se passa no palácio e, algumas vezes, os personagens apresentam um comportamento ocidental.

A Fúria e a Aurora é um dos livros mais vendidos nos Estados Unidos. A obra foi finalista na categoria melhor fantasia pelo Goodreads. No cenário brasileiro, o livro não conseguiu atingir grandes índices de vendas. Mas a editora GloboAlt já manifestou interesse em trazer a trilogia completa para o Brasil. Para quem conhece a história original das Mil e Umas Noites, o livro não traz grandes novidades. É uma releitura fiel ao clássico.

Serviço
A Fúria e a Aurora
De Renée Ahdieh
Editora GloboAlt
404 páginas
Quanto: R$27,90

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles