Foto: Rawpixel/Pixabay

Um bom líder deve saber trabalhar com várias técnicas a fim de lidar com pessoas diferentes no ambiente de trabalho, porém, focando em um único propósito. A área de Recursos Humanos pode ser grande aliada na motivação de equipes

Uma equipe bem motivada é essencial para qualquer negócio que mira o sucesso. O colaborador com planos de permanecer na empresa não deseja apenas uma boa remuneração, mas também satisfazer necessidades interpessoais, como sentir-se incluído e amado no ambiente de trabalho. No intuito de estimular os empregados, a implementação de métodos de motivação de equipe deve ser o objetivo número um do empregador.

Esses métodos são estratégias que objetivam tornar os colaboradores mais engajados e, consequentemente, mais produtivos. A consultora de Recursos Humanos Analice Ramos* explica que é preciso investir em um “ambiente de aprendizado contínuo, onde o foco não seja o erro, mas a solução”, e ainda identifica a capacitação das lideranças como outro foco de investimento.

Mas a motivação da equipe não deve partir apenas do líder. Na verdade, o ideal é que a empresa tenha um bom setor de Recursos Humanos, que esteja diretamente ligado à produtividade e à melhoria da empresa. Algumas das várias responsabilidades do RH que influenciam a motivação do grupo de trabalho são:

● realizar processos seletivos de forma eficaz;
● fazer a capacitação e acompanhamento das empresas;
● avaliar o desempenho e a competência dos colaboradores;
● garantir um ambiente que seja inspirador e que valorize as pessoas.

Assim, o investimento nesse setor influencia no diferencial competitivo da empresa, já que as instituições raramente calculam “o tamanho do prejuízo que têm devido a contratações mal feitas, colaboradores desqualificados ou líderes despreparados”, lembra a consultora.

Até pouco tempo, o RH era uma área mais voltada a psicólogos e administradores. Entretanto, já é possível encontrar diversos profissionais atuando no setor, como advogados e engenheiros. Para Analice, essa “multidisciplinaridade pode ser um diferencial devido a necessidade de alinhar a visão humana com a visão técnica”. De acordo com a especialista, uma equipe bem assistida por um bom profissional de RH pode ser um diferencial valioso no mercado.

*Analice Ramos é consultora de Recursos Humanos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE).

+Saiba mais:

Quer aprender mais sobre finanças para tanto para seus negócios quanto para o cotidiano pessoal? Baixe gratuitamente nossos e-books sobre os temas!

GUIA DE FINANÇAS PARA NEGÓCIOS

GUIA DE FINANÇAS PESSOAIS