Segundo deputado, relatórios divulgados hoje são inacessíveis para o grande público (Foto: Divulgação/AL-CE)

Segundo deputado, relatórios divulgados hoje são inacessíveis para o grande público (Foto: Divulgação/AL-CE)

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que obriga o governo do Ceará a divulgar a lista de pacientes em espera por cirurgias em hospitais do Estado. Pela proposta, a Secretaria de Saúde (Sesa) teria que garantir acesso rápido e de fácil compreensão aos documentos em sua página na internet.

Segundo o autor da proposta, Roberto Mesquita (PSD), listas seriam divulgadas por especialidades médicas e com número do registro, observadas a ordem cronológica do atendimento e data do ingresso na fila, entre outros pontos.

“Toda ação que facilite o acesso à informação deve ser compreendida como relevante para o desenvolvimento da sociedade “, afirma. Ele destaca que o Ministério da Saúde oferece consultas online semelhantes, mas que não é simplificada.

Segundo Mesquita, dados da Sesa mostram que, apesar de o Ceará ser um dos estados que mais realizam transplantes no País, a fila de espera por tal procedimento médico nos hospitais cearenses, públicos, privados e filantrópicos possuía mais de mil pessoas em setembro de 2015.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles