Política

Bancada do PT na Câmara apresenta 14 emendas à reforma da Previdência

233 2

Luizianne está entre os petistas que apresentaram emendas (Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados)

A bancada petista na Câmara dos Deputados apresentou, na última quinta-feira, 9, o total de 14 emendas à reforma da Previdência em tramitação na Casa. O objetivo dos deputados federais é manter as regras atuais de aposentadoria de idade e de tempo de contribuição para a concessão do benefício, além de preservar categorias como professores, mulheres e pessoas com deficiência. Emendas apresentadas anteriormente já haviam contemplado outras categorias, como trabalhadores rurais.

Sobre os professores, deputada Luizianne Lins (PT) afirma que a PEC 287 desconsidera o histórico de proteção dos professores. “Lembramos que mais de 80% do universo de professores do ensino básico são mulheres, que perdem duplamente com esta reforma. Perdem como mulheres e perdem como professoras”, argumenta.

Sobre as regras gerais estabelecidas pela proposta de emenda, de acordo com a deputada, as estatísticas evidenciam que a maioria da população não conseguirá atender aos requisitos mínimos de idade e tempo de contribuição instituídos. Os parlamentares tentam impedir ainda alteração no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nos artigos que retiram direitos de servidores públicos.

 

Recomendado para você