Política

De manteiga a Havaianas: veja 44 marcas da J&F que você já comprou

8047 147

Delator que gravou Michel Temer, Joesley Batista é poderoso em pelo menos quatro setores (Foto: Estadão Conteúdo)

Holding comandada pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, alçados ao estrelato na semana passada após delações da Lava Jato, o grupo J&F é proprietário no Brasil de diversas empresas com produtos bem conhecidos dos brasileiros.

Os itens se distribuem principalmente entre quatro grandes empresas: a JBS (alimentos diversos), Vigor (laticínios), Flora (produtos de limpeza) e Alpargatas (calçados). Conheça alguns dos produtos mais famosos que são comercializados no Brasil pela J&F:

1- JBS S.A.

Empresa do ramo de alimentos que entrou no centro do escândalo, é uma das maiores indústrias de alimentos do mundo. Famosa por manter a marca de carnes Friboi, a JBS comercializa uma série de outras marcas com dezenas de produtos. Confira algumas das empresas ligadas ao grupo:

Friboi

(Foto: Divulgação)

Empresa no centro do escândalo do J&F, a gigante das carnes Friboi se mantinha como símbolo de “confiança” e qualidade comprovada no mercado. O discurso se baseava em inspeções regulares do governo federal em seus produtos. Mais tarde, operação “Carne Fraca” revelou esquema que adulterava produtos, mascarava carne podre e fraudava as fiscalizações governamentais.

Swift

(Foto: Divulgação)

De origem americana, a Swift foi comprada em 2007 pela JBS. A marca vende dezenas de produtos diferentes, desde peças de carne até temperos, comida congelada (hambúrgueres, almôndegas, batata palito) e acompanhamentos diversos.

Maturatta

(Foto: Divulgação)

Produto de uma reestruturação da Friboi, a Maturatta representa o filão “premium” de carnes da JBS. As peças se destacam pelos cortes nobres e design sofisticado.

Seara

(Foto: Divulgação)

Comprada pelo grupo JBS em 2013, a Seara é outra mas marcas mais conhecidas de alimentos na mesa do brasileiro. A empresa vende diversos tipos pratos prontos e comidas congelada, como hambúrgueres, nuggets (os Tekitos), lasanhas, pizzas e salsichas, além de peças inteiras de pernil, perus e outros. Também foi atingida por investigações da operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Bordon 

(Foto: Divulgação)

Adquirida pela JBS após Joesley Batista comprar o frigorífico Bertin em 2009, a Bordon é mais associada com produtos enlatados. Gigante no setor de carnes enlatadas, a marca vende linguiça, carne de porco e até feijoada em lata.

2- Vigor

(Foto: Divulgação)

Além de ter uma linha de produtos que leva o mesmo nome da marca, a Vigor também administra uma série de empresas do grupo J&F. A marca atua principalmente no setor de laticínios, comercializando margarina, iogurtes e  leites dos mais conhecidos do mercado. Confira algumas das marcas gerenciadas pela empresa:

Doriana

(Foto: Divulgação)

A famosa marca de margarinaa passou a ser gerenciada pela Vigor em 2014, após o produto ser transferido da BRF para o grupo J&F. Além da tradicional margarina, a empresa comercializa ainda diversas variações do produto.

Itambé

(Foto: Divulgação)

Teve 50% das ações adquiridas pela Vigor em 2009. A marca atua em diversos ramos de laticínios, incluindo comércio de leite, iogurte, leite em pó e bebidas lácteas.

Amélia

(Foto: Divulgação)

Uma das marcas de chantili mais populares do País, a Amélia também produz vários tipos de margarinas e ingredientes para culinária de doces.

Faixa Azul

(Foto: Divulgação)

Empresa da Vigor no setor de queijos, a Faixa Azul é mais famosa pelo queijo ralado, mas comercializa diversos tipos do laticínio.

Leco

(Foto: Divulgação)

Gigante na marca de leite, vende também margarinas e bebidas lácteas.

Serrabella

(Foto: Divulgação)

Outra marca de queijos da Vigor, a Serrabella se distingue por perfil “premium”, com queijos mais especializados.

Carmelita

(Foto: Divulgação)

Empresa do grupo J&F especializada em azeites de soja e de oliva.

Danubio

(Foto: Divulgação)

Empresa do grupo Vigor especializada em queijos de alto padrão. É mais popular, no entanto, pelo requeijão de tipo cremoso.

Mesa

(Foto: Divulgação)

Marca de maionese e condimentos bastante popular.

3- Grupo Flora

(Foto: Divulgação)

Empresa do grupo J&F que administra uma série de marcas de produtos de limpeza e higiene. Entre eles, estão gigantes do setor, como a Minuano e a Assim.

Minuano

(Foto: Divulgação)

Maior marca do grupo J&F ligada ao setor de limpeza, a Minuano comercializa diversos produtos como detergentes, sabões em pó, amaciantes, etc.

Assim

(Foto: Divulgação)

Outra marca do grupo Flora que atua na área de amaciantes, sabões em pó e afins.

Brisa

(Foto: Divulgação)

Marca do setor de sabão em barra.

Fluss

(Foto: Divulgação)

Marca da J&F especializada em produtos de limpeza de sanitários. Entre os materiais comercializados, estão blocos sanitários para descargas e produtos de higienização de assentos sanitários.

Mat Inset

(Foto: Divulgação)

Marca da Flora especializada em inseticidas de diversos tipos.

Albany

(Foto: Divulgação)

Marca da Flora especializada em sabonetes.

Francis

(Foto: Divulgação)

Comercializa um dos sabonetes mais populares do País. Além disso, atua também no setor de óleos de banho.

Karina

(Foto: Divulgação)

Marca do grupo Flora que comercializa uma série de produtos capilares, principalmente sprays fixadores.

Kolene

(Foto: Divulgação)

Outra marca muito popular do segmento de produtos capilares.

Neutrox

(Foto: Divulgação)

Comercializa produtos capilares, incluindo shampoos e condicionadores.

Ox

(Foto: Divulgação)

Outra marca do grupo Flora de produtos capilares.

Phytoderm

(Foto: Divulgação)

Marca especializada em lavandas, colônias e perfumes.

4- Grupo Alpargatas

Foto: Divulgação

Empresa do grupo J&F que administra uma série de marcas de calçados, incluindo as populares Havaianas, a Mizuno e a Topper.

Havaianas

Foto: Divulgação

Presente em diversos países, a Havaianas é uma das marcas de calçados mais populares do planeta. Além das tradicionais chinelas, a empresa vende ainda calçados diversos, bolsas e outros acessórios.

Mizuno

Foto: Divulgação

Outra marca especializada em produtos para esportes. Apesar de ter origem japonesa, é administrada e comercializada no Brasil pelo grupo Alpargatas. É famosa no País principalmente pelos tênis de corrida.

 

Outras marcas incluídas do J&F: Anglo, Excelsior, Frangosul, Lebon, Target pela JBS; Pastella, Margarett, Jong pela Vigor; Boa noite, Fluss, No Inset, Protege pela Flora; Dupé, Sete Léguas, Megga e Osklen pela Alpargatas.

Outras áreas: Além dessas marcas, o grupo ainda é proprietário do Canal Rural (emissora de TV), da gigante do ramo de papel e celulose Eldorado e do Banco Original.

 

Recomendado para você