Adversários políticos, o senador e o governador se reúnem em prol da Transposição. Foto: Divulgação

Impasse na obra da Transposição do Rio São Francisco deverá reunir os adversários políticos Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) em uma reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. O encontro agendado para às 14 horas desta terça-feira, 13, em Brasília deverá tratar da retomada das obras do Eixo Norte do projeto. A assessoria do governador confirmou a presença do petista.

O trecho correspondente, que levará água ao Ceará, está com as obras paralisadas em razão de um pedido na justiça das empresas que não conseguiram cumprir as exigências para realização do empreendimento. Devem participar da reunião ainda o governador do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

“Neste momento, o que mais interessa ao Nordeste, e em especial ao Ceará, é que essa obra seja retomada com a maior brevidade. Com a união de forças estamos buscando solucionar esse impasse que só tem prejudicado os que mais precisam”, disse o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício.

As obras foram prejudicadas em razão da substituição da Construtora Mendes Júnior, ainda em 2016, depois que a empresa comunicou ao Governo Federal a incapacidade técnica e financeira em executar os seus dois contratos nas obras do Projeto São Francisco.

Em razão disso, houve nova licitação. Com o resultado, as construtoras inabilitadas decidiram recorrer na justiça, inviabilizando a continuidade da obra. Este último trecho foi projetado para beneficiar mais de 7 milhões de pessoas no Ceará e também nos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Tagged in:

,

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles