Política

SBPC defende nomeação de Custódio Almeida para reitor da UFC

1049 2

Vice-reitor, Custódio Almeida (Foto: Chico Alencar/Especial para O POVO)

Em nota divulgada nesta terça-feira, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Ceará manifestou-se a favor da escolha do professor Custódio Almeida para reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Custódio encabeça lista tríplice encaminhada ao Governo Federal. Cabe ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) nomear o próximo gestor da instituição.

Completam a lista Cândido Albuquerque e Maria Elias Soares, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

De acordo com o texto, a SBPC “considera que o respeito à decisão majoritária do Conselho Universitário da UFC”, da qual Custódio saiu vitorioso, com 25 votos contra nove de Candido, “é indispensável para a Universidade Federal do Ceará continuar cumprindo o seu importante protagonismo no desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará”.

Bolsonaro tem até agosto para definir o nome do sucessor de Henry Campos, atual reitor.

Além da UFC, a Unilab também aguarda nomeação de reitor.

Das universidades federais cearenses, apenas a UFCA já teve reitor definido. Pro tempore desde 2016, Ricardo Ness foi oficializado no cargo na última segunda.

Leia a íntegra da nota da SBPC no Ceará

Ante o iminente término em agosto próximo do mandato do Prof. Henry de Holanda Campos como Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Conselho Universitário da Instituição realizou recentemente consulta à comunidade universitária, seguindo as respectivas instruções do Ministério da Educação (MEC), para elaborar a lista tríplice a ser submetida à Presidência da República para a nomeação do novo Reitor da UFC.

Seguindo tradição adotada desde 1995, o Conselho Universitário da UFC respeitou a escolha da comunidade acadêmica, alçando o nome mais votado na consulta para o topo da lista tríplice enviada ao Ministério da Educação.

Dado o compromisso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a defesa da autonomia universitária e da universidade pública e gratuita de qualidade, a Secretaria Regional da SBPC-CE vem a público manifestar-se junto à comunidade acadêmica da UFC e à sociedade cearense em defesa dos processos democráticos na escolha do próximo Reitor da UFC.

A Secretaria Regional da SBPC-CE considera que o respeito à decisão massivamente majoritária do Conselho Universitário da UFC, ao referendar a consulta à comunidade universitária pondo o Prof. Custódio Luís Silva de Almeida no topo da lista tríplice, é indispensável para a Universidade Federal do Ceará continuar cumprindo o seu importante protagonismo no desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará.

Fortaleza, 04 de junho de 2019

Assinada por Cláudia Linhares Sales, secretária regional da SBPC-CE