(Foto: Júlio Caesar/O POVO)

Atualizada às 20h30min

O segundo turno da eleição interna no Partido dos Trabalhadores (PT) Fortaleza caminha para ter  única candidatura. O deputado federal José Guimarães comunicou que a legenda está prestes a atingir entendimento em torno do nome do vereador Guilherme Sampaio.

Às 20h17min, Guimarães contatou a reportagem para afirmar que a legenda, com os diversos líderes, segue costurando um consenso, não estando a escolha por Sampaio 99,99% confirmada, como tinha dito anteriormente ao Blog Política. “Houve um curto-circuito”, justificou. As tratativas, conforme fonte disse reservadamente, já duram o dia todo.

Guimarães e a também deputada federal Luizianne Lins apoiavam o pleito de Raimundo Ângelo, o Raimundinho, para o comando municipal da legenda. Segundo Guimarães, um dos principais articuladores do partido, a ideia tem ainda o apoio de Liliane Araújo, candidata que não chegou ao segundo turno.

Procurado pelo Blog Política, Raimundinho subscreveu as palavras do apoiador. No entanto, Acrísio Sena, que apoiou Liliane, diz que ela se decide na próxima quinta-feira, 12.

Dos três postulantes, Sampaio é o único com mandato público. O único, também, que não recebeu sustentação dos atuais caciques da legenda, mesmo já tendo sido líder do governo de Luizianne na Câmara Municipal, quando a petista era prefeita de Fortaleza – foi apoiado por Deodato Ramalho e pelo ex-deputado estadual Mário Mamede. Liliane, por exemplo, foi apoiada pelo deputado federal José Airton.

Na edição do O POVO desta terça-feira, 10, o colunista de Política, Érico Firmo, joga luz sobre números da eleição. Como também vota-se para as chapas que dirigirão o partido, a chapa da ex-prefeita totalizou 905 votos; a de Guimarães, 631. A soma dos dois números dá 1536 votos. Como Raimundinho teve 1.347 votos, conclui-se que 189 votos foram para outra candidatura.

Eleição 2020

Na Capital, tanto Guilherme Sampaio como Raimundinho são partidários de uma candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza. A tendência, aliás, tem maioria no partido.

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles