Voltado a profissionais dos segmentos de eventos, hotelaria, marketing e áreas afins, a capacitação tem carga horária total de 40 horas e acontece entre os próximos dias 3 e 21 de setembro

Foto: Igoriss / Getty Images

Pesquisa realizada pela Franceschini Análise de Mercado, encomendada pelo Meeting Professionals International (MPI), estima que as mil maiores empresas do Brasil realizam, em média, cada uma, 270 eventos por ano. O dado chama atenção para a importância de empresas envolverem-se em eventos corporativos, uma vez que eles podem aumentar a credibilidade no mercado, promovendo valores e engajando colaboradores.

Atento às tendências e demandas, o Senac/CE oferece o curso de Produção de Eventos Corporativos entre os próximos dias 3 e 21 de setembro. O objetivo é proporcionar aos participantes a aprendizagem de conhecimentos fundamentais para o planejamento e a produção de eventos corporativos. Cíntia Oliveira, consultora do Senac Ceará na área de Turismo, diz que o curso funcionará por meio de exercícios práticos com simulações e estudos de caso contemplando os cuidados legais e procedimentos necessários ao sucesso do evento.

Ela explica que os alunos serão capacitados a fim de que dominem as etapas da produção, bem como realizem desde a interpretação do briefing do cliente até a análise do comportamento entre os concorrentes, possibilitando a correta tomada de decisões. Uso adequado de trajes, correta aplicação de saudações e cumprimentos também serão temas de aula. “Nosso maior objetivo é colaborar para que cada um dos participantes possa reconhecer seu potencial e valorizar suas habilidades, possibilitando que despontem no mercado de trabalho, por meio de uma atuação impecável e diferenciada”, afirma Cíntia.

Os conteúdos de destaque do curso são análise do mercado de eventos corporativos e principais tendências, tipologia dos eventos de negócios, ferramentas de marketing e promoção aplicados a eventos. Concorrências e apresentação de propostas comerciais, etapas do planejamento, tecnologias, licenças e impostos, protocolo para composição de mesas de acordo com os diferentes níveis de hierarquia estão ainda no cronograma da formação.

Efetivos canais de comunicação
Gilka Ramos, 50, é ex-aluna do curso e atua no ramo como autônoma. Ela, que está lançando sua empresa no mercado em breve, diz que já havia concluído outros cursos do segmento antes de dar início ao de Produção de eventos corporativos. O foco de Gilka era buscar profissionalização na área de eventos. “Você consegue formatar o evento na cabeça de uma forma mais clara e lógica com começo, meio e fim e consegue fazê-lo com maior chance de ter sucesso do que alguém que não fez.”

Quanto à importância do curso e sua relevância, Gilka afirma que a participação em palestras e seminários tem a capacidade de atualizar quem está buscando informações e tendências e “faz com que a gente reveja alguns conceitos e possa utilizar na prática, você vive exatamente o que teve em sala de aula. É bem diferente quando se visita o local, uma empresa, um hotel”, completa.

Cíntia acrescenta que atualmente os eventos corporativos são ferramentas para atingir objetivos específicos, além de serem um dos mais efetivos canais de comunicação com colaboradores, fornecedores, investidores e clientes. Desde que sejam conduzidos adequadamente, pontua a consultora, podem elevar o conceito de um produto ou marca, reposicionando-os no mercado e diante de seus concorrentes.

Serviço
Curso “Produção de Eventos Corporativos”

Onde: Senac Centro, Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro
Quando: de 3 a 21 de setembro (segunda à sexta-feira, das 18h30 às 21h30)
Carga horária total: 40 horas (3 horas diárias)
Pré-requisitos: Maiores de 18 anos com Ensino Médio Completo
Publico interessado: profissionais do segmento de eventos, hotelaria, marketing ou áreas afins, que desejem atuar na produção de eventos corporativos
Investimento: R$ 200 (à vista) ou 2X R$100 (cartão de crédito)
*Alunos que se matricularem até 22 de agosto têm 10% de desconto (R$180)