Mercado editorial: estande de uma Livraria Senac

Mercado editorial: estão abertas matrículas para curso de Criação de Livros Digitais e Conversão para o Digital; Produção Gráfica e outros (Foto: Viktor Braga)

A Escola Senac do Livro, projeto para qualificar os agentes da cadeia de produção e venda de livros no Ceará, está com uma nova rodada de cursos com inscrições abertas. Com início previsto para agosto, setembro e outubro, os cursos abrangem as áreas de Design, Gestão e Tecnologia da Informação.

Já estão abertas matrículas para as turmas de Criação de Livros Digitais e Conversão para o Digital, Produção Gráfica de Acabamentos Alternativos e Plano de Negócios para Editoras de Livros. Com foco em diferentes partes do processo de produção e comercialização dos livros, os cursos são voltados para diversos perfis, seja quem já atua nesse mercado e procura se aprimorar ou quem está buscando conhecimento para começar a trabalhar na área. 

Plano de negócios para editora de livros

Um plano de negócios é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Neste curso, o objetivo é não apenas conhecer os conceitos e aprender a desenvolver o plano, mas também estudar tudo isso com foco no mercado editorial. Entre os assuntos a serem abordados, estão análise de mercado editorial, construção de cenários, plano de marketing, plano financeiro e estrutura de custos. 

Criação de livros digitais e conversão para o digital 

De acordo com a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Nielsen Books para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o faturamento total com conteúdo digital no mercado editorial cresceu 23% em 2021. E a expectativa é de que o consumo de livros digitais continue crescendo. Por isso, é cada vez mais necessário ter profissionais especializados para trabalhar com esses produtos. Neste curso, o foco são as principais problemáticas para produção de livros ePub. 

Produção gráfica de acabamentos alternativos

Nos livros impressos, o acabamento é a última etapa do processo de produção, e existem diversas formas de realizá-lo, desde as mais industriais até aquelas que são feitas de forma completamente artesanal. Além de falar dos diversos tipos de acabamento, esse curso aborda temas como sistemas de impressão (digital, serigrafia, offset, risografia e tipografia),  tipos de papel, como escolher, fibra e aproveitamento, características de impressão e a relação entre a produção gráfica e o design.

Também estão previstas para os próximos meses as turmas de InDesign Para o Mercado Editorial e Infográficos: Concepção e Processos. Mais informações sobre os cursos estão disponíveis no site do Senac.

Inaugurado em abril, o projeto Escola Senac do Livro é fruto de parceria entre o Senac Ceará, a Academia Cearense de Letras e o Sindilivros, visando o desenvolvimento do mercado livreiro. A ideia é promover um itinerário formativo com cerca de 14 cursos de qualificação.

LEIA MAIS | Sistema Fecomércio leva ações ao Festival Expocrato 2022