Por meio dos cursos do Senac/CE, Débora adquiriu conhecimento para empreender na área do turismo. Negócio se expandiu e atua hoje em toda região metropolitana. Foto: divulgação

Em fevereiro de 2015, a então vendedora de produtos de maquiagem Débora Machado procurou o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) para se especializar. Na instituição, fez cursos de maquiagem do nível básico a avançados. A experiência foi tão positiva que, quando surgiu a oportunidade de trabalhar com turismo, Débora procurou mais uma vez os serviços profissionalizantes do Senac através dos cursos de Operador de Turismo Receptivo e de Qualidade de Atendimento ao Turista.

“Sempre gostei de trabalhar com vendas, e quem tem visão empreendedora está sempre buscando oportunidades”, afirma. Como já foi vendedora e gerente de loja, Débora conta que essa facilidade de estar em contato direto com o cliente ajudou na hora de montar seu próprio negócio: uma empresa de turismo que funciona principalmente pelas redes sociais.

“Aqui na cidade temos os famosos piqueniques, quando pessoas fretam ônibus para algum destino e vendem o serviço por questão de ganhar dinheiro, vão sem capacitação. Na nossa empresa é diferente, fui me aperfeiçoar para ter conhecimento. Fazemos viagens para dentro e fora do Ceará, são ônibus com guia turístico, há uma preocupação com a qualidade das hospedagens”, defende a proprietária da Viagens & Lazer DN tour.

Os destinos mais procurados são os de praia. Isso porque, a cidade na qual o negócio começou, Maranguape, não tem mar, sua característica é a presença de serras. “Aqui e acolá a gente se depara com clientes que não gostam de praia, mas esse é nosso forte desde o começo. Também temos pacotes para outros lugares como Ubajara, Tianguá, Guaramiranga, que são maravilhosos”, explica, afirmando que planeja agora fazer um novo curso no Senac, o de Guia de Turismo.

Além da opção citada pela microempresária, o Senac/CE oferece uma série de oportunidades na área do turismo. Alguns de curta duração, a exemplo do curso Serviços de receptivo de turismo: práticas operacionais e tendências do mercado de viagens (15h), voltado ao empreendedorismo, até capacitações mais complexas como o Agente de Aeroporto (160h).

Serviço
Cursos de Turismo Senac/CE
Onde: Senac Centro. Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro
Mais informações: (85) 3270 5400 | cursos.ce.senac.br/curso/turismo
Viagens & Lazer DN tour: @viagenslazerdntour (Instagram e Facebook)