O escritor potiguar Márcio Benjamin é um dos convidados para o Café Literário neste sábado (17). (Foto: Davi Pinheiro)

Dez dias de atividades para o público adulto e infantil com lançamento de livros, oficinas e saraus

O Sistema Fecomércio-CE está na programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece de 16 a 25 de agosto de 2019, no Centro de Eventos. Durante 10 dias, tanto o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/Ce) quanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) vão realizar uma série de atividades para o público de todas as idades, tendo como norte o grande tema desta edição, que é “As Cidades e os Livros”. Mediações, oficinas, rodas de conversa, saraus e contação de histórias estão entre as ações idealizadas pelo Sistema.

Como forma de reforçar o papel da educação e, consequentemente, da leitura para quem deseja não apenas se qualificar profissionalmente, mas também ampliar o conhecimento sobre assuntos pertinentes ao nosso dia a dia, os visitantes vão ter a oportunidade de conferir o estande do Senac. No local, vão estar à venda obras que são referência em educação profissional, com foco em administração e negócios, artes, arquitetura, gastronomia, turismo, comunicação, desenvolvimento social, design, moda, dentre outros temas, publicadas pela Editora Senac. Outro destaque desta edição é que os visitantes vão poder adquirir os livros das Edições Sesc São Paulo.

Sessões de autógrafos
O estande do Senac na Bienal também vai realizar sessão de autógrafos de duas obras inéditas das Edições Sesc São Paulo.No dia 23 de agosto, às 17 horas, Benjamin Abdala Jr. vai estar presente com o livro Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas. A obra reúne artigos de estudiosos brasileiros e portugueses, organizados por Abdala, sobre o trabalho literário de Eça de Queirós, além de trazer uma antologia de textos não ficcionais do autor.

Antes, às 15 horas, haverá um bate-papo aberto ao público, promovido pelo estande da Universidade Federal do Ceará, com o Abdala e os professores Carlos Reis (Universidade de Coimbra) e José Carlos Siqueira (UFC), que também colaboraram com a publicação.

Além disso, no dia 24 de agosto, às 17 horas, Beatriz Furtado realiza sessão de autógrafos do livro Pós-fotografia, pós cinema: novas configurações das imagens, organizado por ela e por Philippe Dubois. Trata-se de uma coletânea de artigos de pesquisadores e artistas do Brasil, França, Bélgica e Canadá, criada pelo interesse comum por questões estéticas sobre os devires das imagens contemporâneas no cinema e na fotografia.

Entre livros, afetos e memória

A programação do Sesc durante a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará também prima pela diversidade de temas e atividades. No dia 17 de agosto, às 17h, por exemplo, acontece o Café Literário sobre Imagens e Visagens do Sertão, com os escritores Zé Wellington (CE), Márcio Benjamin (RN) e Bruno Paulino (CE). Os três autores são nacionalmente reconhecidos por criar histórias de suspense e terror ambientadas no Nordeste do País. Já no dia 22 de agosto, às 19 horas, o Café Literário do Sesc conta com a presença dos booktubers Mel Ferras (SP) e Pedro Pacífico (SP), que vão trocar ideias e experiências sobreLiteratura em Tempos de Rede. A mediação fica por conta de Fernando Alves.

Uma participante que promete atrair os interessados em literatura, música e cultura coreana é a escritora e influencer Babi Dawet (RJ). Autora de sucessos como Sonata em punk rock e Allegro em hip-hop, além de ter colaborado com os livros. Um ano inesquecível e Turma da Mônica Jovem: uma viagem inesperada, ela ganhou uma legião de admiradores graças aos seus canais sobre K-pop. Babi participa, no dia 20 de agosto, do Quiz Literário, às 16 horas, e do Café Literário, às 18 horas. As poetasNina Rizzi (CE) e Rayane Leão (SP) também participam de uma roda de conversa sobre a presença da mulher na literatura. O encontro acontece no dia 21 de agosto, às 19 horas, e vai contar com a mediação de Isabel Costa.

O Sesc vai promover ainda ações com foco na literatura negra, oralidade, vozes indígenas e poesias da cidade, com a presença de nomes como Férrez (PR), escritor conhecido pode criar histórias que acontecem nas periferias das grandes cidades, Eliana Alves Cruz (RJ), Samir Machado (RS), José de Almeida (DF), Slam das Minas SP, Talles Azigon (CE), Matheus Lins (CE), Sandro Sussuarana (BA), Carlos Eduardo Pereira (RJ), Cristiano Baldi (RS), Márcia Wayna Kambeba (PA), Thiago Tizzot (PR) e Meimei Bastos (DF), dentre outros. O público infantil não vai ficar de fora da programação. No período da manhã e da tarde, vão ser realizadas atividades lúdicas e educativas, como contação de histórias, oficinas de teatro e colagem e apresentações musicais.

SERVIÇO

Fecomércio-CE na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Abertura: 16 de agosto de 2019, às 20 horas
Período: 17 a 25 de agosto
Horário: 9 horas às 22 horas
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE
Entrada gratuita

Programação completa no site do Sesc