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Exercícios de pilates garantem condicionamento físico

Mulher branca, de cabelo castanho e rabo de cavalo, pratica um exercício de pilates. Ela traja um body cor cinza.

Núcleo Sesc Saúde é um dos espaços para prática de Pilates em Fortaleza (Foto: Shutterstock)

A modalidade é voltada para adeptos de todas as idades

Até o início da década de 1990, não se sabia quase nada sobre Pilates. O método de exercício, que visa melhorar a postura e respiração através do alongamento corporal, traz diversos benefícios para quem pratica. Comparado a outras modalidades, é bem recente em nosso País, mas já conquistou várias pessoas. Se você é um praticante de carteirinha ou quer iniciar nessa modalidade, confira aqui todos os pontos positivos do Pilates.

O primeiro estúdio brasileiro de Pilates só chegou ao Brasil em 1991. Alice Becker, graduada em Dança pela Universidade da UFBA e mestre em Coreografia pelo Califórnia Institute of The Arts, Los Angeles, foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da técnica de Pilates.

De lá para cá, o Pilates se espalhou pelo Brasil e ganhou vários adeptos, e isso é fácil de explicar. Segundo a professora de Pilates do Sesc, Mykelly Bento, qualquer pessoa pode praticar a modalidade, desde crianças até idosos, e de sedentários até atletas.

Benefícios

“Melhora a postura, força, resistência muscular, equilíbrio, alongamento e contribui para o condicionamento físico. O Pilates é um método super saudável e confiável, não tendo contraindicações, pois é adaptado para todos os níveis de condicionamento físico e para todas as idades”, esclarece Mykelly Bento.

Segundo a professora, o Pilates é uma modalidade capaz de oferecer muitos benefícios ao praticante, promovendo maior consciência corporal e aumentando a flexibilidade. Além disso, é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando a melhora de mobilidade, força e tônus muscular. Dessa forma, ele evita doenças cardiovasculares, ajuda a reduzir o estresse, corrige a postura, aumenta a flexibilidade, estimula a coordenação motora e previne quedas.

Para quem está procurando um estúdio de Pilates para iniciar essa prática, Mykelly Bento dá algumas dicas. “Primeiro é importante saber se realmente o profissional é capacitado no método, e segundo, se estão aplicando o método com todas as suas características e princípios, que são respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez”, pontua.

No Sesc, a professora explica que o Pilates solo conta com um estúdio amplo, diversos acessórios e fisioterapeutas capacitados que se preocupam com o ritmo e limitações de cada aluno. “O Pilates Solo combate e diminui as dores causadas pela má postura, melhora a respiração, equilíbrio, coordenação motora, sono, nível de estresse, concentração e consciência corporal”, destaca.

10 motivos para fazer aula de Pilates:

1. Melhora a postura

2. Alivia dores

3. Define a musculatura

4. Trabalha a respiração

5. Gera fortalecimento

6. Estimula o alongamento

7. Aperfeiçoa o equilíbrio

8. Combate o estresse

9. Consciência corporal

10. Previne lesões

Onde praticar?
Núcleo Sesc Saúde | Unidade Fortaleza

Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, Nº 1740 – Centro
Horário de atendimento: 7h às 21 horas
Informações: (85) 3464.9303

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