Foto do cantor Lulu Santos. Ele usa uma blusa preta e faz um sinal sobre o coração.

Da infância nos Estados Unidos aos festivais de Rock, conheça a biografia de Lulu (Foto: Leo Aversa)

O cantor é a primeira atração do Sesc na temporada 2020 do Viva Música

Um dos maiores cantores do pop rock nacional, Lulu Santos tem uma carreira consolidada com grandes hits que marcaram gerações e presença constante em trilhas sonoras de novelas regravadas por diversos artistas.
“Consideramos justa toda forma de amor” ou “Eu vejo a vida melhor no futuro” são algumas de suas músicas que ecoam em rádios e playlists desde os anos 1980 e continuam atuais. Cantor, compositor, jurado de reality show musical, o que você sabe sobre a trajetória do Lulu? Separamos uma lista com dez curiosidades a respeito da vida do músico.

Filho de militar da Aeronáutica, Luiz Maurício Pragana dos Santos viveu parte da infância nos Estados Unidos, onde o pai fazia curso de especialização em Engenharia Aeronáutica. Teve como influência o som de Beatles e Rolling Stones, já o contato com a música brasileira iniciou pela Jovem Guarda e, principalmente, pela Tropicália de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes, Gal Costa e companhia.

Foi sob influência da banda inglesa, Beatles, sucesso na década de 60, que o jovem Luiz Maurício iniciou a carreira de artista aos 12 anos de idade, na banda Cave Man.

O primeiro EP do artista foi lançado há 40 anos, em 1980, ainda com o nome Luís Maurício com o título “Melô De Amor/Gosto De Baton”.

A gravação do seu primeiro disco com o nome Lulu Santos aconteceu em 1982. Com o nome “Tempos Modernos”, famosa composição do artista que faz sucesso até hoje, o LP também contou com canções feitas em parceria com Nelson Motta, como o clássico “De Repente, Califórnia”, “Tudo com você” (com Fausto Nilo) e “Scarlet Moon”, composta por Rita Lee.

Uma parceria musical que já ultrapassa 40 anos. Essa é a história de amizade entre letras e acordes de Lulu Santos e o jornalista e compositor Nelson Motta. Teve início nos bastidores do teatro, quando Motta precisou de um equipamento de som e alugou o da banda Vímana, da qual Lulu fazia parte. Logo depois desse encontro, surgiu a primeira parceria musical com o rock “Tesouros da Juventude”, em 1980.

Para celebrar essa história, Lulu lançou uma coletânea com 16 canções compostas juntas com Nelson Motta – entre elas “Areias Escaldantes”, “De Repente, Califórnia” e “Como Uma Onda” fazem parte do disco “Lulu e Nelsinho”.

O artista esteve na primeira edição do festival Rock in Rio, em 1985. De lá pra cá, se apresentou em 2013 no show da banda Jota Quest, depois em 2015 e 2019.

O clipe da música “Pra Sempre”, lançado ano passado, já tem mais de 1,6 milhões de visualizações no Youtube. Entre os clássicos, a música mais tocada na plataforma de vídeo é “Toda forma de amor/Um certo alguém”. Já no Spotify, “Apenas mais uma de amor”, lançada em 1992 no álbum Mondo Cane, foi ouvida mais de 76 milhões vezes.

Em 2017, lançou o álbum “Baby, Baby” em homenagem à cantora Rita Lee, ícone do rock nacional. O repertório do disco conta com canções de parcerias de Rita e Roberto de Carvalho, além de músicas da fase da artista com o grupo Tutti Frutti, “Agora só falta você” e “Ovelha negra”.

Inspiradas em rock, samba, discoteca, música havaiana ou eletrônica, as composições do artista somam no total 31 discos gravados. Além disso, já participou de cinco filmes e de quatro novelas, interpretando tanto ele mesmo como personagens fictícios.

Viva Música Sesc

Com uma mensagem que celebra o amor, o cantor Lulu Santos é a primeira atração da temporada 2020 do projeto Viva Música, promovido pelo Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE). A nova turnê intitulada “Pra Sempre” chega pela primeira vez na capital cearense com hits que marcaram gerações e acontece no dia 28 de março, a partir das 18h, no Anfiteatro do Parque do Cocó.

Para estimular atitudes positivas, a troca de ingressos acontece mediante a doação de 5kg de alimentos não perecíveis, com exceção de sal, desde a última segunda-feira, 2, nas Unidades Sesc, Senac, Fecomércio e nos Mercadinhos São Luiz (Santos Dumont, Rui Barbosa, Virgílio Távora, Oliveira Paiva e Cocó).

Todos os alimentos serão destinados ao Mesa Brasil Sesc, programa nacional de segurança alimentar e nutricional que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Serviço:
Viva Música
Show Lulu Santos

Abertura: Banda Reite
Quando: 28/03, a partir das 18 horas
Onde: Anfiteatro do Parque do Cocó
Ingresso: 5kg de alimentos não perecíveis, exceto sal
Pontos de troca: unidades Sesc, Senac e Fecomércio / Mercadinhos São Luiz – lojas Santos Dumont, Rui Barbosa, Virgílio Távora, Oliveira Paiva e Cocó