Logo da JMJ 2001 Madri

Logo da JMJ 2001 Madri

 

 Foi apresentada, ontem, a Logo da JMJ 2011  (Jornada Mundial da Juventude) em Madri, sede do encontro. A Jornada foi uma iniciativa do pontificado do papa João Paulo II e continuada por Bento XVI. Na ocasião, milhões de jovens dos cinco continentes se reúnem em torno do pontífice romano para renovarem sua fé e tratarem de algum tema específico. A última JMJ aconteceu em Sidney, Austrália. 

O  fundo do desenho, explica o autor,José Nil-Nogués, desenhista gráfico espanhol, simboliza “jovens de todo o mundo que se unem para celebrar sua fé junto ao Papa, ao pé da Cruz, e formam a coroa de Nossa Senhora de Almudena, patrona de Madri”.

 Na coroa, continua dizendo o criador, destaca o “m” de Maria, também inicial de Madri, lugar do encontro.

 A Cruz, sinal do cristão, preside o encontro do Papa com os jovens, que fazem visível com seu testemunho o tema da JMJ: “arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé”.

 A mensagem do logo, acrescenta, “é uma catequese, uma oportunidade de evangelização: o caminho rápido e seguro para chegar a Cristo é a Virgem Maria, Mãe de Deus e dos homens. Os jovens têm, na fé de Maria, o exemplo e o modelo para chegar a Cristo e cumprir a finalidade prioritária da JMJ: dar a conhecer ao mundo sua mensagem”.

 Sobre a forma, o desenhista esclareceu que “o símbolo possui um traço espontâneo e firme, como a juventude do século XXI. É próximo, afável, aberto. Alegre, descontraído e positivo”.

 “O uso de uma paleta de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) transmite um calor inconfundível, sinal de identidade de uma cidade como Madri, de um país como Espanha. Estas cores são reflexo também do ‘calor divino’, do Amor trinitário”, declara.

O logo foi escolhido através de um concurso restrito a desenhistas gráficos profissionais.

José Gil-Nogués (Valência, 1971), jornalista e desenhista, recebeu numerosos prêmios e seu trabalho foi publicado e exposto nos cinco continentes.

 

Tagged in:

,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles