Ancoradouro

O escândalo Universal

Repercute na imprensa nacional e internacional o caso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Edir Macedo juntamente com nove companheiros tornaram-se réus de uma série de acusações de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A igreja que tem como tema central o discurso da teologia da prosperidade terá que se explicar perante a justiça e diante de milhares de seguidores. Nessa insituição a palavra de Deus é comercializada livremente e se prega que recebe mais bênçãos de Deus quem mais dar seus bens nos templos espalhados em 172 países.

A Universal tem planos audaciosos. Política e meios de comunicação são as ferramentas utilizadas para empreenderem seus projetos. A única preocupação de Macedo e seu séquito é arrecadar dinheiro, ao que parece ,e não importa como.

A igreja não possui uma doutrina moral consistente, vale tudo! o importante é estar ligado ao templo e participar das inúmeras campanhas de arrecadação de dinheiro. Já vi gente da  minha família, membro da IURD, cortar e vender os próprios cabelos para a igreja, um absurdo.

Outros, ainda jovens catam papelões com o mesmo objetivo e no período eleitoreiro a membresia da igreja torna-se cabo eleitoral de candidatos. Mão de obra boa e barata, páreo do mercado chinês. Todas a lodaça recebe uma fundamentação bíblica, claro, deturpada.

Edir Macedo é um líder que deseja a todo custo aglomerar mais pessoas no seu seguimento. Em culto nas Filipinas distribui às pessoas que estavam reunidas camisinhas. Isso é registrado em seu livro (biografia / “O Bispo: A História Revelada de Edir Macedo). Macedo ainda revela a pretensão de construir um templo faraônico em São Paulo. No Brasil a IURD posiciona-se a favor do aborto, modo de atrair os católicos pouco esclarecidos.

A evangelização, o anúncio de Nosso Senhor Jesus Cristo é algo inexistente nessa igreja ou feito de modo descaracterizado. Pois uma igreja que possui uma rede de TV aberta, como a Record, com diversas afiliadas e deixa o espaço reservado para o anúncio da Palavra de Deus em suas madrugadas é no mínimo questionável. Outra é que a programação da TV não difere em nada dos outros canais, é estritamente comercial e apelativa.

As pessoas chegam à Universal atraídos por promessas que nunca poderão ser cumpridas. A epígrafe dos templos de Macedo é o mentiroso imperativo “pare de sofrer”! A igreja, filosofia ou corrente de auta ajuda que tenha por base essa afirmação não deve ser levada a sério.

Existe um suposto remédio para cada coisa. Para os pequenos empreendedores a IURD investire na Corrente dos empresários, geralmente realizada nas segundas-feiras. Boa parte dos pequenos comerciantes, feirantes e camelôs do centro de Fortaleza já participaram do encontro.

Para aqueles que estão com problemas na área amorosa o produto é  a terapia do amor. Já parei para ouvir um programa dessa terapia e não difere em nada dos programas seculares, deste gênereo. O máximo que fazem é por um verniz cristão.

Os superticiosos e frequentadores de seitas afrodescendentes encontram na sessão do descarrego um culto similar, um produto genérico do que costumam fraquentar. Aliás, genérico, plágio são adjetivos perfeitamente empregáveis à IURD, cujo o próprio nome, Universal, quer dizer católico.

E poderíamos nos perguntar, diante de tanto escândalo por que as pessoas ainda permanecem num lugar como esse? Não existe uma resposta plausível para a quastão, mas fica a esperança que muitas destas  pessoas abram os olhos, deixem de ser ingênuas espiritiual e humanamente.

Diante das acusações Macedo e companhia fazem o discurso da perseguição religiosa, fundamentam-se na Palavra de Deus gerando uma confusão ainda maior para quem não tem opinião formada e por mercê de seu sofrimento foi bater em uma porta da Universal.

Sobre o episódio em  voga, o criador (domínio do twitter que se intitula de Deus) afirmou com muita propriedade, “Edir Macedo confundiu querer muito bem aos fiéis com querer muito os bens dos fiéis”, magistral.

E você, o que acha disso tudo? É novidade o estouro desse  escândalo? Deixe aqui seu comentário.

Recomendado para você

Nenhum comentário

  • Ivan disse:

    Isso tudo é muuuuuuuito grave, apesar de não ser novidade. Nada é feito, pois quem está no poder sempre dá um jeito de arquivar as acusações. ALiás, não é essa a ordem do país: pode roubar, pode usurpar que no final o processo vou arquivar?

  • Elena disse:

    Vander,
    Quando lemos noticias como esta temos a certeza de que o Evangelho se cumpre mais uma vez: nada ha que seja oculta que um dia nao venha ‘a luz! Tambem e’ uma oportunidade unica de reevangelizarmos quem se decepcionou, convidando-os de volta ‘a Igreja que e’ Mae, a Igreja Catolica.
    Que o Senhor tenha misericordia de todos os que usam o seu nome em vao!
    Um grande abraco!
    Shalom!

  • Tobias Cortez disse:

    É um verdadeiro escândalo uma pessoa que se diz “bispo” fazer tal coisa. Espero que dessa vez a justiça aconteça. As acusações contra este homem e sua Igreja são antigas, inclusive até expulsos de países eles já foram. Deus perdoe!!!!

  • Paulo disse:

    Alguem quer prova maior que aquele vídeo do Macedo batendo um raxa com amigos, e falando mau daqueles que engordam sua conta bancária!??
    Meu Deus do céu, quando é que esse pessoal dessa Empresa Universal vão cair na real!?
    Chega a ser revoltante a burriçe aflorada dessas pobres criaturas!
    Defendem com unhas e dentes esse “lobo em pele de cordeiro”
    Mas, ainda não vai ser dessa vez que vão ter provas e acusações contra essa Empresa!!
    Espero piamente que seu fim esteja próximo!!

  • Daniel Monteiro disse:

    Lugar de ladrão è na cadeia!

    vamos rezar para que a empresa multinacional intitulada de “igreja universal” seja punida por usarem da “boa fé” do povo simples!

  • Roberto disse:

    A Elena do comentário de 18 de agosto está de brincadeira, né Elena?
    Igreja católica mãe? só se for a sua !

    Sem querer defender as atitudes da universal mas chamar a igreja católica aqui de mãe é como ir em Israel e dizer que a religião palestina é a religião mãe deles também! Sem mais comentários !

  • nilton disse:

    q feio EDIR?ta na biblia q fala sobre falsos apostolos q fazem maravilhas diante de seus olhos mas nao é em nome de Deus,a Universal vai de encontro ao fim,espero q os espaço vago nao seja preenchido por outra entidade de mentiras.

  • Vanderlúcio disse:

    Posto Resposta de Èlena a Roberto enviado a meu e-mail.

    Caro Roberto,

    Não estou de brincadeira não, esta é a minha experiência e de milhões e milhões de pessoas no decorrer da História e também na atualidade, no mundo inteiro, que conhecem a Igreja para além da sua fragilidade humana – que é a sua e a minha, no caso de você ter sido um dia batizado como cristão, e não somente a deles os pobres pecadores – e a conhecem no mistério do amor de Deus, como Mãe e como Corpo Vivo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Quanto à religião dos palestinos… de quem você está falando? dos árabes cristãos, dos judeus ortodoxos ou dos árabes muçulmanos, drusos? Eu moro em Israel…

    Deus te abençoe, Roberto, e te de a Sua paz.
    Um abraço,
    Elena (Arreguy Sala)

  • Renato disse:

    Não é novidade, todo mundo já conhecia o vídeo, as práticas etc. A novidade é a denúncia e, principalmente, se ela for para frente, punindo os responsáveis. Em defesa do estado de direito, é temeroso ter um grupo forte religiosamente, jornalisticamente, financeiramente e, ainda mais!, politicamente, comandando partidos inteiros. Que a investigação seja bem trabalha e justiça seja feita, sem preconceito sobre o que achar.

  • Adriana disse:

    Este Edir Macedo, não tem jeito mesmo, já frequentei esta seita, pensei que fosse de Deus, mas tudo o que é falado na imprensa é verdade, lá dentro é um tremendo campo de arrecadação de dinheiro os obreiros sofrem demais, são explorados principalmente na época da figueira santa que nada mais é que dar dinheiro para pagar 13º dos pastores.
    Mas infelismente tem muitos que ainda não abriram os olhos, eu graças a Deus já abrir.

  • maydia disse:

    eles são pior que a máfia chinesa, vai acabar em pizza de novo, no brasil quem tem dinheiro tampa aboca da justiça com notas de dolar.

  • marcelo disse:

    MALANDROS de um lado e BURROS do outro.
    Conheço esta turma bem de perto e tenho autonomia para falar.
    Enquanto existir otário malandro não morre de fome.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *