bbb

Programas com conteúdos ruins tem uma tarefa  puxada a cada nova edição: produzir outro ainda pior, com menos qualidade, menos educativo. A produção deve suar bastante.  A programação de Tv está cheia dessas atrações. Quero direcionar minha crítica neste pôst a dois desses programas, A Fazenda 2 e BBB10.

A Fazenda 2, da Record, canal de donos evangélicos, não sossegaram enquanto as brigas não começaram, enquanto, para usar a expressão do apresentador, o bicho não pegou. A turma foi divida em equipes e disputam vários jogos, dentro do jogo maior, valendo prêmios de grande valor. O resultado é o esperado pela emissora: brigas, discussões, contendas, intrigas, ódio, vingança. Sinceramente, respondam-me, na atual situação de nosso país, em que ajuda esse  programa? Vale a pena consumirmos esse tipo de entretenimento, ainda mais, patrociná-lo através da audiência e de ligações?

Interessante que ontem (08/01) um dos participantes do Reality, numa competição, confessou numa atitude honesta que havia trapasseado e se negou a receber o prêmio. Isso não repercutiu como as brigas, os desaforos  e os flagras de nudez que acontecem na Fazenda. Por que será não repercutiu tanto? Caso fosse gravado aquele jogo teria sido levado  ao ar? Sinceramente, eu não sei.

Contudo a Fazenda 2 parece uma boa menina diante da propaganda do próximo BB10. Como disse, o Reality da Tv Globo tem uma tarefa árdua, apresentar conteúdo muito pior que o último. E parece que eles vão conseguir. O circo já está montado e os palhaços que pretendem divertir a audiência foram escolhidos a dedo. Mesmo! Entre outros tem Emo cujas fotos nu já correm pela internet e um Drag Queen.

O programa vai para a décima edição e apelar é um imperativo. Afinal, é o décimo, tem A Fazenda como um concorrente forte e quer fazer história, mesmo que custe um déficit de baixaria na Televisão, este aliás, já tão elevado. Com minha opinião torço para que outros me sigam – como se diz no twitter  – no boicote que farei ao programa. Quem seria corajoso a ponto de  trocar o horário do BBB10 por  uma leitura, uma pesquisa, ou mesmo outro entretenimento, digamos, um pouco menos  gorduroso?

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles