Ancoradouro

Jesus Desce à Mansão dos Mortos, por Bento XVI

Excelente texto de Bento XVI sobre esse dia santo.

Voltemos à noite do Sábado Santo. No Credo professamos a respeito do caminho de Cristo: “Desceu à mansão dos mortos”. O que acontece então? Visto que não conhecemos o mundo da morte, podemos representar este processo de superação da morte somente com imagens que permanecem sempre pouco apropriadas.

 Porém, com toda a sua insuficiência, elas nos ajudam a entender algo do mistério. A liturgia aplica à descida de Jesus na noite da morte a palavra do Sl 24 [23]: “Levantai, ó pórticos, os vossos frontais, levantai-vos, ó pórticos eternos!” A porta da morte está fechada, ninguém dali pode voltar para trás. Não existe uma chave para esta porta férrea.

Cristo, porém, possui a chave. A sua Cruz abre de par em par as portas da morte, as portas irrevogáveis. Elas agora já não são intransponíveis. A sua Cruz, a radicalidade do seu amor é a chave que abre esta porta. O amor d’Aquele que, sendo Deus, se fez homem para poder morrer – este amor tem a força para abrir esta porta. Este amor é mais forte que a morte. 

Jesus desceu à Mansão dos Mortos para resgatar os que estavam perdidos

Jesus desceu à Mansão dos Mortos para resgatar os que estavam perdidos

Os ícones pascais da Igreja oriental mostram como Cristo entra no mundo dos mortos. A sua veste é luz, porque Deus é luz. “A noite é clara como o dia, as trevas são como a luz” (cf. Sl 139 [138], 12). Jesus que entra no mundo dos mortos leva os estigmas: as suas feridas, os seus padecimentos tornaram-se poder, são amor que vence a morte.

 Ele encontra Adão e todos os homens que esperam na noite da morte. À sua vista parece até ouvir a oração de Jonas: “Clamei a vós do meio da morada dos mortos, e ouvistes a minha voz” (Jn 2, 3). O Filho de Deus na encarnação fez-se uma só coisa com o ser humano – com Adão. Mas só naquele momento, em que cumpre o extremo ato de amor descendo na noite da morte, Ele cumpre o caminho da encarnação. Com a sua morte Ele leva Adão pela mão, leva todos os homens em expectativa para a luz.

Contudo, agora, pode-se perguntar: Mas o que significa esta imagem? Que novidade realmente aconteceu ali através de Cristo? Sendo a alma do homem por si própria imortal desde a criação, qual foi a novidade que Cristo trouxe?

 Sim, a alma é imortal, porque o homem de forma singular está na memória e no amor de Deus, mesmo depois da sua queda. Mas a sua força não basta para elevar-se até Deus. Não temos asas que poderiam levar-nos até aquela altura. Porém, nada pode contentar o homem eternamente, se não o estar com Deus.

 Uma eternidade sem esta união com Deus seria uma condenação. O homem não consegue chegar ao alto, mas deseja-o: “Clamei a vós…” Só o Cristo ressuscitado pode elevar-nos até à união com Deus, onde nossas forças não podem chegar

. Ele carrega realmente a ovelha perdida sobre os seus ombros e a leva para casa. Vivemos sustentados pelo seu Corpo, e em comunhão com o seu Corpo alcançamos o coração de Deus. E só assim a morte é vencida, somos livres e nossa vida é esperança.

Recomendado para você

Nenhum comentário

  • Deus não muda e o justovivera pela fé:yuo-tube

  • oraropapo disse:

    Mas como surgiu a mentira?É fácil entendermos que a Verdade é Jesus e a mentira é uma oposição a Jesus; logo, é fácil localizarmos o momento no tempo em que a mentira surgiu: foi no exato momento em que surgiu a resistência a Jesus. Para não nos estendermos muito no assunto do surgimento da resistência a Jesus, O ‘kerub’ caído, ha-satan, é chamado de “o pai da mentira”, pelo fato de que ele foi quem se rebelou contra o Criador, tornando-se opositor a Jesus e consequentemente, “pai da mentira”. Ele é pai da mentira, não só por se opor a Jesus como também por produzir filhos, ou seja, outros que também se oponham a Jesus (esse filhos podem habitar dentro de um atomo como no nosso universo e como em universos acima desse em qualquer lugar no tempo e espaço)

    Como será o fim da mentira?

    “E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim” – Manyaohu 24:6
    “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares, porém tudo isso é o princípio das dores” – Manyaohu 24:7-8
    “Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações por causa do meu Nome” – Manyaohu 24:9
    “Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros” – Manyaohu 24:10
    “Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos” – Manyaohu 24:11
    “E por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” – Manyaohu 24:12
    “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” – Manyaohu 24:13
    “E será pregada essa Preciosa Mensagem do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” – Manyaohu 24:14
    Conversando com uma grande (mente / alma / espírito / ser) disso que chamamos de existência, como sempre faço a pergunta, quem somos, aonde estamos, e pra onde vamos, tive acesso a essa “resposta” que só pode ser entendida com o Espirito de Deus mas as palavras/ideia, foram mais ou menos assim:

    (é dificil entender, mas é possivel) Perante a criação do Criador Deus UM tudo é perfeito e eterno, a única coisa que não é perfeita e eterna é a mentira e o pai da mentira e os filhos da mentira e a mentira só existe na mansão dos mortos. (a partir do “caído” que nasceu perfeito e eterno, mas tendo o livre arbítrio negou a perfeição e eternidade) A morte já foi vencida por Jesus, o tempo e o espaço teve um começo, o big bang e terá um fim, mesmo que achemos esse tempo e espaço eterno ele não é, o eterno e algo infinitamente superior, o tempo e o espaço é a propria mansão dos mortos que existe na forma representativa de um “quarto no porão” da mansão dos vivos, existe por um tempo/espaço e não existirá mais. Tudo que existe dentro desse espaço tempo, coisas “fixas criadas aqui dentro”, são árvores que não foram plantadas por Deus UM o Eterno o Criador, e será arrancada em seu devido tempo, o eterno não possui tempo e espaço, tudo que conhecemos aqui é uma mentira, pois estamos dentro dessa mentira e o único caminho de sair dela de verdade é a verdade…”conheça a verdade e ela te libertará, eu sou o caminho e a verdade e ninguem chega ao pai se não for por mim” palavras de Jesus…Isso que chamamos de universo, que nasceu com o big bang e deu origem ao espaço tempo, (preste atenção ESPAÇO TEMPO portanto inicio meio e fim) e tudo que nele existe, é na real um cômodo, uma parte interna da mansão dos mortos, que é a casa da mentira dos filhos da mentira e do pai da mentira, (e desde de sua construção já estava condenada a ter um fim) pois perante o Deus UM o Criador o Eterno a unica coisa que existiu e nao mais existe é a mentira o pai da mentira e os filhos da mentira ou seja a totalidade da mentira, representados pela morte (e Jesus ja venceu a morte), o homem nasceu dessa e dentro dela a tem como verdade absoluta, pois vive no engano e na mentira (vc encontra tudo isso nas sagradas escrituras em outras palavras)

    O engano é quando a mentira vem junto com verdades (Jesus foi tentado pelo pai da mentira que usou palavras das Sagradas Escrituras por tanto verdades junto com palavras da perdição por tanto mentiras) “isso é o engano”
    A mentira é a palavra da perdição sem estar misturada as palavras da salvação “isso é a mentira”

    Tudo e todos que nasce dela (a mentira) assim como ela mesma, terá um fim, (o corpo fisico do homem é reflexo disso, nasce e vive sabendo que tera um fim) e evita pensar no fim. Acredita que não existe nada além disso aqui, e até certo ponto é verdade, pois corpo sendo criado aqui não terá acesso ao eterno e portanto pra ele não existe nada alem disso, (e você nao é apenas seu corpo) e tudo que existe além dela e superior a ela (“ela” a mentira ou a mansão dos mortos) aquilo que nasce do eterno (na mansão dos vivos) não tem fim pois é eterno perfeito e belo, (a menos que se negue) Deus disse que toda árvore que Ele nao plantou será arrancada, ou seja terá um fim, difícil entender por isso que repito, pois o sistema faz você crer que a “vida” está aqui nisso tudo que conhecemos e a cada dia conhecemos mais, mas o que esta aqui é a morte. Tudo que se vê, se sente, que se quer aqui pertence a isso aqui e ficará aqui e terá um fim, tudo que existe aqui são amarras e ancoras impedindo você de sair daqui, a vida verdadeira está além disso aqui, além do corpo, além do tempo e espaço, está aonde nos daqui visualizamos e chamamos de morte, “lá” sim está a vida eterna ,perfeita e bela. Se liberte desse sistema que te escraviza cada dia mais, te dando novos brinquedos, te enchendo de maus sentimentos e ensinamentos, te afastando do eterno do perfeito do verdadeiro e único Deus Pai…Deus Pai com seu Espirito Santo e com seu Filho nosso Senhor nos dá a chance de libertação e salvação, praticar as leis de Deus é mais que um pedido é uma ordem que deve ser seguida por aqueles que não querem compactuar com o pai da mentira.O amor humano como tudo que vem do homem é ruim pois nasceu em meio ao ruim. É reflexo distorcido do amor de Deus…

    Somos nós que amamos ou é Deus amando através de nós?
    Quando nós amamos pelo amor dos homens é a mentira amando.
    Shaúl (corrompido como ‘Paulo’) deixou registrada uma de suas mais belas revelações nas escrituras quando afirmou: “Já não sou mais eu quem vive, mas é o Messias que vive em mim”. Isso expressa um grau de maturidade de excelência, na compreensão de que tudo o que pudermos produzir de bom e louvável em nossas vidas é proveniente de Deus UM, e nunca de nós mesmos. Todos nós somos maus por natureza, adquirimos, pela queda, a natureza de pecado e de rejeição a Deus UM. “Não há justo, não há um sequer”, diz a escritura.Se o que você está vivendo te causa mais perguntas do que respostas e porque quando se está perdido em um bairro desconhecido, sempre expressamos “estar perdido” com perguntas, buscando nos encontrar e encontrar o destino que foi o motivador da nossa saída em busca dele, quando temos informações erradas de outros que pensam conhecer o bairro, ficamos ainda mais perdidos e perguntamos cada vez mais. Quando não estamos perdidos nós que damos as respostas, pra quem está perdido, procure sempre as respostas. Se elas te deixam mais perdido deve haver algo a ser mudado. O dono das respostas certas. Aquele que não está perdido que sabe de tudo é Deus através de seu Filho nosso Senhor por meio do Espirito Santo, ele nos dá as respostas indicando o caminho. Algumas pessoas ou religiões são vendedoras de “gasolina”, não tem o interesse em sua chegada ao destino e querem ver você percorrer o maior caminho andando em círculos, e se perdendo cada vez mais. O menor caminho é uma reta,
    O único jeito de sair da mansão dos mortos é negar a mentira (aceitando a verdade libertadora), da mesma maneira que o pai da mentira conseguiu sair da mansão dos vivos negando a verdade.(aceitando a perdição)..A escolha dentro do livre arbítrio é sua, que Deus nós abençoe e que Amor de Deus seja a lei de cada um de nós…

    Reparemos no mundo com os olhos do Espirito de Deus, o Filho de Deus foi perseguido humilhado etc, homens de bom coração que se dedicam aos ensinamentos de Deus também sofrem as mesmas coisas que o próprio Filho sofreu, muitas coisas estão invertidas aqui nesse mundo, o mundo e essas coisas são mal copiadas, são reflexos de um espelho quebrado, comparadas ao Reino da Luz onde tudo é perfeito e esta em sua ordem certa. Como disse anteriormente de forma direta, o que chamamos de vida é a mansão dos mortos, e o que chamamos de morte é a mansão dos vivos.

    O que são Anjos?
    Os seres celestiais e alados tem asas e muita pena do pecado pois são amorosos não querem se vingar do caído e de sua obra apenas converte, reverter fazendo tudo voltar a mais perfeita ordem, eles que cuidam e protegem o homem, consomem as dores, consolam, dão abrigo, vem no momento da morte e são eles aqui vistos como: urubus, águias, pássaros em geral, e vivem se alimentando de vermes ou seres repugnantes, comem cobras, outros seres voadores de menor tamanho e força (pois os demônios, mesmo os que voam, não chegam aos pés dos anjos, não tem força nem poder em comparação aos anjos) os pombos são vistos como pestes, (o Espirito Santo vem representado na forma de pomba) as aves são as que se alimentam de demônios, os anjos cantam canções celestes de amor a Deus são canções de louvor e de amor, são aqui aprisionados mortos e mal tratados como todo ser divino é tratado na casa da mentira.

    O que são demônios?
    Seres das trevas criados a partir da caida dos anjos, que invejaram os homens feitos imagem e semelhança de Deus, que negaram o amor etc, e são vistos aqui como: vermes, cachorros, escorpiões, cobras, jácares, leões, dragões bois, mosquitos, baratas, abelhas, entre outros seres. sei que já há demônios sendo convertidos, os que se arrependeram antes de sair de seus corpos e foram purificados e transformados habitaram o Reino da Luz.
    Acorde veja por si próprio tire o véu que cobre seus olhos e e impede de ver o Reino da Luz….

  • Edvaldo Augusto Vunge disse:

    para que possamos ser salvos sou temos que acreditar em jesus cristo, porque ate ele diz ide por toda a parte do mundo anuciai o evangelho, aquele que acredita sera salvo e quem não acredita ja esta condenado. este evangelho é o proprio cristo, que ele esta vivo, que ele é a salvação do mundo. por isso ele teve que descer a mansão dos morto para poder tirar todos os justos que la se encontravam. sou crendo em jesus é que seremos salvos.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + dois =