Hoje a capital do Ceará faz aniversário. São 284 anos de história compostos por desafios e realizações. Os debates polemizam sobre o que de fato temos a comemorar. Não sou tão pessimista! Temos, sim o que comemorar e, celebrar sempre é importantes, sem descuidar, claro, de problematizar o que é deficitário.

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção é um nome inspirador, como dom é fundamental em nossas vidas. O ANCORADOURO indica 5 pontos que podem nos ajudar a crescer na virtude da Fortaleza, individualmente.

1.

Sentido de vida

Quando descobrimos a razão de nossa existência nos fortalecemos de tal modo que as adversidades, por mais fortes e imprevisíveis que sejam, não nos arranca o desejo de viver, de amar e de deixar um legado além dos bens materiais.

2.

Encontro pessoal com Deus

Longe de ser um discurso religioso encontrar-se com Deus é um desejo inato de todo ser humano. Aliás, a expressão religiosa foi a primeira forma de socialização da humanidade. Quando as pessoas se reuniam diante dos toténs iniciavam uma nova era na humanidade. O homem cresceu e com a ele a reveleção e a compreensão de quem é Deus.

3.

Perdoar

O perdão é um dos grandes segredos da vida e dos relacionamentos. Quanto mais perdoamos, mais somos robustecidos. Ao contrário, quando acumulamos mágoa e guardamos rancor nos debilitamos e estudos comprovam que até fisicamente somos atingidos por esses males da alma. Perdoar é uma atitude, ligado diretamente à nossa vontade.

4.

Doar-se

Quem se julga não precisar de ninguém e se fecha no egoísmo de uma vida voltada exclusivamente para si não experimenta o regozijo e a fortaleza que brota da doação. Faça a experiência de quando estiver triste, deprimido, aparaentemente sem sentido para vida, visitar um hospital infantil, um lar para idosos, ou casa de acolhimento que você sentirá uma força tal capaz de mudar muitos preconceitos existentes em sua vida.

5.

Conhecer-se

Quantas as vezes nosso pior inimigo são nossas próprias ações, o modo em que conduzimos nossa vida. O problema agrava-se quando não há o conhecimento de si. Conhece-te a ti mesmo, dizia a epígrafe do templo de Delphos, um caminho indispensável para quem não quer apenas passar pela vida.

Tagged in:

,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles