Você já reparou o quanto se tem espalhado aos quatro ventos a cultura do feio? Ela está disseminada por todo lado. Nos desenhos animados  encontramos os personagens meio humanos, meio monstros; estereótipos masculinos com voz e trejeitos femininos e vice-versa. A figura do homem e da mulher é representada na grande maioria de forma caricaturada e em alguns desenhos não são mostrados sequer os rostos.

Em certo episódio do – monstrengo – Bob Esponja assisti a uma cena politicamente incorreta, grosseira e de extremo mau gosto. O personagem principal vendia um sabonete rejuvenescedor a uma mulher, na porta de sua casa, de cujo interior se escutava uma voz, estridente, aproximando-se. Tratava-se da mãe da cliente atendida pela ridícula esponja falante.

 A imagem era repugnante, um pedaço de espinha dorsal, numa cadeira de rodas, encimada de um crânio falante. Pior ainda era a mensagem transmitida: a filha brigava com a mãe e exasperava a idéia de comprar um sabonete que lhe pudesse rejuvenescer.

 As tribos urbanas como os Emos, Darkers, hippies, clubber, punks, Headbangers, etc possuem um estilo cujo parâmetro, com certeza, não é a beleza. Piercings, maquiagens pesadas, franjas longas, roupas sujas, rasgadas, calças em tamanhos desproporcionados ao corpo, por excesso ou por falta são alguns dos acessórios considerados indispensáveis aos membros das turmas que, diríamos, pensam que é bonito ser feio.

 É feio tudo aquilo que não revela a essência de cada ser, logo, podemos assegurar não se tratar de um problema pontual, ligado apenas a algum grupo ou dimensão da vida humana, por conta disso podemos falar da cultura do feio.

 Na música a feiúra está presente em composições cujas letras não passam de uma sequência de palavras xulas, desconexas e xingamentos executadas por cantores tão ridículos ou vítimas quanto. O Funk é um exemplo disso, em muitas de suas letras se é feito uma apologia à violência e à banalização da mulher.

 Nas artes plásticas o fenômeno da exaltação do feio cresce e predomina. Exposição com cadáveres  podem ser vista na melhores salas de museus; um artista (será mesmo artista?) na Costa Rica amarrou um cão abandonado a uma pequena corda, numa galeria de arte, até que ele morresse lentamente de fome e sede à vista dos visitantes. O ato foi considerado uma “forma de arte” e a Bienal Centro-americana de Arte convidou-o novamente a repetir o feito em outra edição do evento.

 No ensinamento de um itelectual do século XIII,Tomás de Aquino, o belo e o bom são a mesma realidade. Beleza junto com a verdade, bondade e unidade são atributos de Deus, assim ele designa. O termo grego utilizado pelo evangelista João que adjetiva Jesus como Bom (????? / Kalos) pastor é sinônimo de belo. Afirmar que Jesus é o bom pastor ou o belo pastor tem o mesmo significado.

Tagged in:

,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles