Cópia Record de programas

Há uma máxima que diz: “Na TV nada se cria, tudo se copia”. A Rede Record  leva a proposição a sério e a tem como pano de fundo no seu desejo de se tornar uma TV de primeira. A emissora pertecente ao  líder evangélico Edir Macedo relega a programação religiosa à madrugada enquanto investe cifras altíssimas em conteúdo profano sem perder em nada na divulgação de contra valores das demais.

No jornalismo a Record contratou nomes tarimbados, ex-Rede Globo. Quem assiste o jornal da Record pode confundir-se num primiero momento que esteja na emissora errada. Tudo é copiado. O formato das matérias, o estúdio com a redação ao fundo. Até a logomarca lembra a concorrente.

Programas como o Globo Repórter, Fantástico, Esporte Espetacular tem seu cover na TV do Macedo. São eles respectivamente Repórter Record, Domingo Espetacular e Esporte Fantástico. Na teledramaturgia o fenômeno da ‘copiação’ é bem nítido. As cenas de nudez, violência e traição não permite ao telespectador entender que esteja sintonizado numa emissora de donos evangélicos.

A sonhada imparcialidade jornalística não passa idealização na Rede Record. Prova disso são quando a emissora faz reportagens sobre suas arqui-inimigas, a Rede Globo e a igreja católica. Qualquer um em sã consciência pode perfeitamente tirar suas conclusões ao comparar uma  reportagem sobre o assnto entre uma matéria da Record e de uma outra emissora. Temos assim um deserviço da concessão pública Record.

Os casos de pedofilia na Igreja ganham destaque  e o crime em si deixa de ser alvo das críticas passando a responsabilidade diretamente ao santo padre, ao vaticano, enfim, a tudo que seja referido à Igreja Católica. As matérias jornalísticas usualmente estabelecem relações com reportagens afins já exibidas. Quando por exemplo se fala do recente terremoto na China, há sempre um link para os terremotos no Chile e no Haiti.

Mas quando o assunto é pedofilia o departamento de jornalismo da Record é incapaz de estabelecer relação com o mesmo crime que acontece em outros setores da sociedade, inclusive, em denominações evangélicas. Acredito que não se precise explicar o porquê dessa decisão editorial. O objetivo é claro, evidenciar os defeitos da Igreja Católica para ver se aumenta o número de contribuintes nos bancos da Universal.

Tagged in:

, ,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles