Você já ouviu em falar em Viktor Frankl? Conhece a teoria do sentido da vida à luz da logoterapia? Caso não conheça do autor do qual falo leia estas linhas sobre esta grande personalidade do século XX.

Viktor Emil Frankl (Viena, 26 de março de 19052 de setembro de 1997) foi um médico e psiquiatra austríaco, fundador da escola da Logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência. Em setembro de 1942, Viktor, mulher grávida e família, porque judeus, são deportados para diferentes campos de concentração, tendo ele recebido a tatuagem de prisioneiro nº 119.104.Libertado somente ao fim da guerra, Frankl toma conhecimento de que sua mulher morreu de esgotamento simultaneamente à liberação do campo de Bergen-Belsen. Perdeu além dela, seus pais e irmão no Holocausto nazista.Esta indelével experiência pessoal será marcante em sua obra terapêutica e em seus escritos, tendo sido capaz de manter, em tal situação desumanizadora, a capacidade de manter a liberdade do espírito. 

A teoria de Viktor Frankl sobre o sentido da vida  foi comprovada com sua existência que mesmo em um campo de concentração conseguiu dar sentido à sua vida. Descobri na Web uma entrevista com o médico judeu e é um primor de ensinamento sobre o assunto. Realmente, vale a pena conferir.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mBxVZTbi6q4&feature=related[/youtube]

Tagged in:

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles