Ancoradouro

Zoolatria protestante

Escultura da formiga que caiu no gosto dos evangélicos

Uma das acusações mais veementes feita contra os católicos pelos protestantes  é a de chamá-los adoradores de imagens. A Bíblia é interpretada ao pé da letra para justificar a denúncia.

Esquecem-se os delatores que em seu meio cresce a zoolatria, ou seria a insetolatria? Explico-me. Um personagem que percorre todas as milhares de denominações evangélicas, a famigerada formiga Smillinguido, um ente idealizado para transmitir mensagens religiosas, recebe a as honras de milhares de crentes.

Não vou generalizar a conduta de nossos co-irmãos na , existem os moderados, mas são poucos, uma minoria. Prevalece a mentalidade de muitos ex-católicos que após súbitas conversões arrogam-se de salvos e não raras vezes assoberbam-se e como juízes cruéis decretam o inferno como destino de todo católico, uma tolice sem igual.

Já ouvi alguém dizer e com razão que prefere ter a imagem de um santo em seu caderno a de uma formiga. Claro, não somos tolos de não compreender o sentido metafórico do tal inseto, a relevância que respalda nossa observação é a do fundamentalismo protestante que se levado a cabo contradiz-se com a existência smilliguística no mundo supra-terreno de algumas denominações.

Vale dizer que a doutrina católica em nenhum momento  estimula a idolatria de imagens, ensina a veneração dos homens e mulheres que consumiram suas vidas por amor a Cristo tornando-se luz do mundo, exemplo a ser seguido. Ter a lembrança dos santos materializada em estampas, esculturas, medalhas em nada tem a ver com o culto de idolatria como acenam os protestantes. Aliás, estes também possuem suas imagens. Vejam algumas.

Homens da reforma, Igreja Protestante na Suiça

Pastores oram diante da imagem de querubins, na ótica protestante pura idolatria

Imagem de Lutero presente na Igreja Luterana na Suiça

 Dito isto, ao sermos acusados  pelos protestantes de idólatras podemos sem sombras de dúvida chamá-los de zoólatras. Pois isto é tão verdade ou mentira quanto aquilo.

Recomendado para você

Nenhum comentário

  • Eloy Picanço disse:

    Então nós os evangelicos iremos construir uma imagem de um grilo ou de um mosquito, erguer no cume de um monte ,comoos Catolicos fazem
    Te aconselho, a ler a Biblia, assim vc., deixa de falar besteira.
    Cremos em um ùnico Deus e em seu Filho Amado, nada mais..
    Lembre-se: em toda Biblia os Apostolos curavam em nome de Jesus
    .

  • Whermeson Bezerra disse:

    A Igreja Católica pede o ecumenismo ou a crítica as religiões? Este post faria parte de uma atitude ecumênica?

  • Samuel Silva disse:

    Olá, Vander. Tudo bem?
    Eu não poderia deixar de comentar este post tão engraçado. Que comparação!
    Acaso você já viu algum comentário antibíblico representado pelos Smilingüidos, como “Faniquita (um dos personagens) vai interceder por você” ou “Trapiá (outro personagem) está mandando muita chuva neste inverno”? É ilógico, cara.
    Para que o seu blog fique mais rico e menos partidarista, adicione, junto aos post, versículos aos quais provem que o mundo está indo a um caminho distante do Deus vivo. Ficará muito mais atrativo. Aliás, as pessoas precisam cada vez do amor verdadeiro do ÚNICO advogado junto ao Pai, Jesus Cristo (cf. Jo 14.6).

    Paz,
    Samuel.

  • Saulo Reis disse:

    Fico admirado como alguém que possui imenso respeito a ponto de manter um blog no site de do Jornal O Povo e produz um texto tão pobre.

    Vanderlúcio, você é um homem muito inteligente, porém, agiu como criança atacando a outra religião de forma desesperada e sem nenhum fundamento.

    Como você diz que as imagens da Católica não são alvos de idolatria, mas usa os exemplos da igreja protestante (que são mínimos) chamando-o de “pura idolatria”? Meio contraditório.

    O grande mal que atinge as religiões hoje não são as doutrinas por si só, mas a vaidade dos homens. É deprimente ver evangélicos atacando os católicos e os católicos atacando os evangélicos. Parece que estamos dentro de uma rinha de animais irracionais se degladiando.

    Imagino como está o coração de Deus nessa hora. Os ensinamentos do Mestre dos mestres indo por água a baixo com estas atitudes.

    Preocupemo-nos com o altruísmo e ajudar as pessoas que precisam de um apoio, não vamos gastar mais tempos com discussões vãs que só trazem a falta de fé dos que ouvem.

    Abraços!

    Vamos todos caminhar em direção do mesmo alvo que é Jesus!

    Paz!

  • É importante não confudirmos simbologia com idolatria a imagens(não estou dizendo que o smiliguido é simbologia), eu mesmo não tenho essa tal idolatria por essa formiga e nem tanto conheço outros evangélicos que a tenham.

    No artigo em nenhum momento você defendeu que a idolatria a santos é correta, não conseguiu construir nenhum argumento válido?… a Bíblia é clara quanto a isso, e só devemos adorar a Deus.

    E mais, você tentou rebater as críticas aos católicos com uma outra crítica aos protestantes.

    E quanto a ter a imagem de um inseto ou de um santo, ambos valem a mesma coisa, ou seja, ambos não valem nada.

  • Clarissa Magalhães disse:

    Oi Vanderlúcio,
    Acho bastante legal haver um lugar de discussão na internet em torno das questões da igreja, mas acho que se nós queremos ser tratados com respeito pelos protestantes nós deveríamos começar a respeitá-los. Não sei se trocar farpas serve de muita coisa. Afinal, quem é mesmo que planta a discórdia?
    Bom, como é um blog público deixo a minha contribuição.
    Abraço.

  • Hannah disse:

    Hahaha! A comparação é totalmente válida, visto sua conclusão: os protestas acusam católicos de coisas que eles acabam fazendo tb! Mas acusam com mentiras, já que NUNCA na Igreja se ensinou a idolatria, pelo contrário… o Primeiro mandamento continua há 2 mil anos sendo “amaras a Deus sobre todas as coisas…”

    Mas lendo a Biblía ao pé da letra, mutilando-a para que os versículos saiam de seu contexto para se encaixem nas teorias humanas deles… dá nisso: acusações sem fundamento! Puro sofisma.

    Existe uma grande diferença entre ídolo e ícone. Quando os protestantes compreenderem tal diferença, provavelmente (aqui tb há a vaidade e orgulho em atacar a Igreja pra justificar a rebeldia, rs) irão parar de acusar os católicos de idólatras, pois estes sabem a diferença entre imagens x ídolos. No fim quem idolatra as imagens dos santos católicos são os protestantes! Haha!

    Dica: ídolo é tudo o que toma o lugar de Deus em nossa vida… pode ser uma pessoa, um objeto, etc…

    Mas fato é, prefiro honrar e venerar os santos, e ao olhar para imagens (estatuas, pinturas…) de pessoas que realmente viveram de acordo com os ensinamentos de Deus lembrar-me do exemplo que deixaram e inspiram, à idolatrar a Bíblia, o Smilinguido, a Ana Paula Valadão… etc!

    Ah, e ecumenismo não tem nada a ver com apoiar erros. Já dizia Santo Agostinho: “Não se imponha a verdade sem caridade. Mas não se sacrifique a verdade em nome da caridade.”

    PAX ET BONVM

  • Frei Tuck disse:

    Dizer que evangélicos veneram/adoram o Smilinguido …. é no mínimo forcação de barra.
    .

    – Algum evangélico presta culto ao Smilinguido
    .
    – Algum evangélico frequenta uma igreja com o título “Igreja de São Smilinguido” ?
    .
    – Algum evangélico carrega uma estátua do Smilinguido em procissão ?
    .
    – Algum evangélico acende velas para o Smilinguido ?
    .
    – Algum evangélico levanta orações para o Smilinguido interceder em algo ?
    .
    – Algum evangélico “paga promessas” ao Smilinguido ?
    .
    – Algum evangélico sobre escadarias de joelhos, se clausura ou paga outras indulgências ao Smilinguido ?
    .
    – Algum evangélico edificaou algum lugar de culto em homenagem ao Smilinguido ?
    .
    – Algum evangélico venera o cadáver do Smilinguido ?
    .
    .
    Ao invés de ficarem postando os textos ridículos do Fernandão…. analizem seus dogmas, rituais e tradições…. e vejam se tem coerência com o que Cristo pregou.

  • É muito interessante os protestantes sempre arruma um jeito de se esquivar da verdade, eles não dizem que fazer imagens é idolatria? e ai! eles tamben fazem porque so as imagens dos catolicos é idolatria, e as deles não? se eles lesem a biblia, Exodo 25,18 I Reis 6,23, Números 7,89, Josué 6 eles irião entender a diferença entre imagens e idolos, são tantos os livros da biblia que fala do uso das imagens de maneira sabia, deus não proibiu imagens, Deus proibiu idolos, asim se uma imagen é feita no intuito de adorar ate a igreja catolica diz não, mas quando e feita para lembrar, os nossos herois da fe, ou para dar um aspcto de culto ao templo ate o proprio deus os manda fazer, asim o silas idolatria ao dinheiro malafaia pode estar adorando sua canpanha de um milhão de almas com doações de 1000,00 de pessoas que as vezes nem pode. Como voces protestantes mesmo vêr, nem os deuses de voces (Lutero, calvino etc.) tiveraõ difilcudade de entender isto mas o lvre exame da biblia, faz cada dia surgi novas torres de babel, são os protestantes que não se entende pregando doutrina diferentes uma das outras, uns batizam crianças outras não, uns guarda os sabados outros não, uns aceita bispos outros não e assim se vai he! nova torre de babel.

  • Papalfa disse:

    Antes de vocês protestantes falarem em imagens e idolatria, vão estudar a Bíblia melhor, primeiro porque se vocês protestantes tem uma é graças ao Santo “Católico” São Gerônimo que foi encarregado pelo Papa S. Dâmaso para traduzir as antigas escrituras do hebraico e do grego para o latim, compondo assim“A Vulgata”, aí veio um anti-cristo chamado Martinho Lutero que dividiu a única igreja então existente e fundada por Cristo a Católica após 1530 anos de existência, e traduziu a bíblia para o alemão retirando 7 livros de sua conveniência própria, desta bíblia que ele mesmo usava (uma vez que era padre da igreja Católica) e que faziam parte do Canon Bíblico e portanto reconhecidos desde o Concílio de Nicéia (20 de maio de 325 – 19 de junho de 325), e se vocês não sabem diabo do grego significa divisão, e o que parece o encardido está frequentemente a agir no meio protestante, pois basta um pastor não concordar com outro, e já forma sua própria doutrina particular, isso é igreja ou vontade do encardido em dividir? E quanto a imagens, o uso de imagens já era empregado desde o Antigo Testamento, como nos mostra a Bíblia (cf. Ex 25, 17-20; 1Rs 6, 23-30; 7, 23-28s; Nm 21, 2-9; Sb 16, 5-7) portanto Deus não proibiu fazer imagens pelo contrário mandou fazê-las, o que ele proibiu foi fazer imagens de homem, de mulher ou de animais que representavam Deuses pagãos, o que era comum por exemplo nas religiões antigas como a egípcia ou grega, portanto parem de falar o que vocês não sabem, os protestantes só atacam os católicos porque sentem a necessidade de provar todo dia que estão certos porque na verdade já começaram errados.

    Cuidado a todos os Católicos mal informados!
    “ Um católico ignorante é um futuro protestante”

  • josé marcus disse:

    A GRANDE QUESTÃO ESTA LIGADA AO VETERO TESTAMENTARIO PROTESTANTISMO BRASILEIRO, E NORMAL NA EUROPA AS IGREJAS PROTESTANTES ESTAREM AMARROTADAS DE ICNOGRAFIA, ARTES, E IMAGENS.

    SOU EX PROTESTANTE E CONFESSO QUE TODO PROTESTANTE TEM FORTE TENDENCIA AO ICNOCLASMO, HERESIA CONDENADA PELA IGREJA NO PASSADO.

    HOJE COMO CATÓLICO CONVICTO, CONFESSO QUE AS IMAGENS SÃO UM SINAL DE DEUS NO MEIO DA SUA IGREJA, É O SAGRADO SENDO SEPARADO PARA DEUS.

    O PROTESTANTISMO DEVE PARAR DE VOMITAR ASNEIRAS.

    QUANTAS IGREJAS EVANGELICAS BRASILEIRAS ADOTARAM O COSTUME DE REJEITAR A CRUZ DE CRISTO, POREM NAO ABREM MÃO DO CANDELABRO JUDAICO DE SETE BRAÇOS EM SEUS PÚLPÍTOS.

    QUANTAS IGREJAS PROTESTANTES CARREGAM NO INTERIOR DE SEUS TEMPLOS A COPIA DA ARCA DA ALIANÇA EM PROCISSÃO.

    MUITOS SE AJOELHAM DIANTE DELA.

    IDOLATRIA É O QUE O MUNDO CATÓLICO FAZ?

    PODERIA CITAR TAMBEM QUE O IDOLO DE MARTIM LUTERO (SUA ESTÁTUA) RECEBE FLORES, SENDO DECORADA POR MUITOS PROTESTANTES.

    QUEM FOI MATINHO LUTERO, QUE EXEMPLO ELE NOS DEIXOU?
    NÃO PODERIA DAR CRÉDITO A UM REBELDE, QUE DEU O PONTA PÉ INICIAL PARA SECTARISMO CRISTÃO TÃO CONTUBARDO DE NOSSOS DIAS.

    PORQUE O PROTESTANTISMO NÃO SE UNE?
    PORQUE O PROTESTANTISMO NÃO CUMPRE O DESEJO DE CRISTO, DE QUE TODOS SEJAM UM.
    PORQUE NÃO PADRONIZAM SUA DOUTRINA?

    QUANDO O PROTESTANTISMO CUMPRIR REALMENTE A BÍBLIA ELE RETORNARÁ AO SEIO DA UNICA IGREJA CATÓLICA, IGREJA DE CRISTO.

    MUITOS ESTÃO RETORNANDO, QUEM DIRIA!!!!

    ICNOCLASTAS E O QUE POSSO CHAMAR O MUNDO PROTESTANTE!!!

    REFLITAM

    A PAZ DE CRISTO E O AMOR DE MARIA

  • Euclides Junior disse:

    REsposta aos catolicos que agem feito fariseus, amarrados a duras cordas da tradição : APrenda o seguinte , amados :
    os Querubins da Arca:Indicação para Adorarmos Imagens?
    “As imagens dos querubins na arca do concerto não eram adoradas (Êx 25.18). Não eram padroeiras dos hebreus, não intercediam por eles, nem eram a recordação de alguém que eles amavam. Eram ornamentos e simbolizavam a presença de Deus (Dt 10.1-3; 2 Cr 5.10; Hb 9.4-5)” (Bíblia Apologética).
    Acrescento: Os querubins não eram carregados em procissão; o povo não cantava louvores a eles; não eram coroados; não eram iluminados por meio de velas; não eram tocados e beijados; não eram reproduzidos para serem guardados em casa, em redoma, no pescoço, e colocados nas praças e em lugar de destaque; não havia fábricas de querubins com fins lucrativos; não eram colocados nas sinagogas. Mais: a igreja primitiva não precisou usar querubins nem qualquer tipo de imagens. O mesmo raciocínio serve para a serpente de metal, edificada no deserto. Foi destruída exatamente quando o povo se inclinava a adorá-la. “Ele [rei Ezequias] tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram de Neustã [hebraico: pedaço de bronze]” (2 Reis 18.4). Não houve outro que confiasse tanto no Senhor Deus… “Assim foi o Senhor com ele” (18.5-6). Podemos dizer que quanto mais o rei Ezequias destruísse imagens, mais demonstrava confiança no Senhor e mais o Senhor era com ele.

    As figuras do Antigo Testamento eram sombras das coisas futuras (Cl 2.17), mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo… Entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro…” (Hb 9.6-24).

    Portanto, as imagens devem ser queimadas, quebradas, feitas em pedaços e totalmente destruídas, porque para nada servem. Servem apenas para fomentar uma idolatria destruidora, que afasta o homem de Deus e o faz confiar mais em pedaços de pau, de mármore, pedra, gesso do que no Senhor.

    A proibição de Êxodo 20.4-5: “Não farás PARA TI imagens de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus… Não te encurvarás a elas nem as servirás” – inclui, de forma bem clara, as imagens de pessoas falecidas, dos anjos e da Trindade. “Para ti” significa para adoração particular. Por isso, a Palavra acrescenta que não devemos nos prostrar (“não te encurvarás”, isto é, não fazer gestos de reverência, tirar o chapéu, inclinar o corpo, ajoelhar-se). Encurvar-se ou ajoelhar-se é a mais visível manifestação de adoração. É a adoração interior, do coração, que se exterioriza.

    Em diversas praças das capitais brasileiras, há imagens esculpidas de homens públicos ou de feitos históricos. Deus não as proíbe, exceto se forem adoradas como deuses. Finalmente, os evangelicos provam mais uma vez atraves unicamente da Biblia que nao é o fato de fazer imagens que Deus reprova ,mas o destino para o qual os catolicos dão a elas é que expressamente condenável e diabólico!! Logo, é hora de quebrar esses idolos que estão dentro das inumeras catedrais por que a esmagadora parte dos catolicos nao sabem a diferença do que dulia e latria prestado a imagens!! Imagens de santos são abominações e estao sendo adoradas de joelhos .São imagens sim, mas as pessoas or nao distinguirem espiritualmente , prostram-se em reverencia a estatuas confeccionadas inicialmente para nao serem adoradas.AI é que reside o perigo. A migo e irmao, os crentes pedem a intercessão SIM dos santos .MAs de snatos vivos e nao cadaveres!! MAria esta morta e em absolutamente nada pode inetervir na tua vida.CLaro que pedimos orações de todos os irmao, nao é isso que JEsus e PAulo tanto defendeu e EM VIDA ??? Os mortos estão mortos, desculpem-me pela redundância. Se a felicidade do Brasil, o seu progresso, paz e crescimento econômico dependessem das pessoas que já faleceram, estaríamos perdidos. Poderíamos dizer que precisamos das misericórdias de Deus, da Sua ajuda, do
    Seu socorro, e também da intercessão de todos os santos vivos, que, como bem disse o autor, são luz do mundo e sal da terra. Os santos mortos já foram luz do mundo e
    sal da terra. Deles nada mais podemos esperar. Com relação aos crentes so buscarem a regra de fé e pratica de vida na Biblia, é uma ordenança SUprema de Deus !! Se o crente ou catolico for atras d e revelações extra biblicas, ha duas graves consequencias : 1 – Absorver doutrinas humanas e tendenciosas ; 2 – Considerar que as famigaradas tradiçoes podssam ficar em pé de igualdade com a inerrante palavra de Deus, TAlvez seja por isso que a Igreja CAtolica no passado (e ainda hoje nas missas os catolicos nao levam suas biblias para serem abertas e lidas durante o sacrificio incruento de JEsus na eucaristia) Finalmente, OS evangelicos nao tem um VIGARIO DE CRISTO NA TERRA, UM SUSTITUTO QUE GUIA AS OVELLHAS NA FORMA DE HOMEM, como teem os catolicos ROMANOS ,OS CAtolicos ROMANOS VEEM NO PAPA , O SUBSTITUTO DE CRISTO , PASSANDO POR CIMA DO QUE JESUS MESMO AFIRMOU QUE DEIXARIA O ESPIRITO SANTO GUIAR A IGREJA. Logo, Lutero, CAlvino, Bento 16 sao HOMENS FALIVEIS E PECADORES.OS EVANGELICOS NAO SEGUEM NINGUEM NA FORMA HUMANA, DIFERENDE DOS CATOICOS QUE IDOLATRAM E VENERAM O PAPA BENTO .Os evangelicos nao tem MAGISTERIO DA IGREJA. NAO TEEM UMA SEDE PAPAL,PROVE-ME O CONTRARIO ?

  • Euclides Junior disse:

    REfletindo, os evangelicos temo Espirito Santo q guiar a igreja.Quem quizer adfora a Lutero , que adore.!!Uniao entre protestantismo nao existe.Quando o evagelico aceita a cristo como salvador e Senhor da vida, O crente nunca LÊ uma DAS 95 TESES SEQUER DE LUTERO!! OS evangelicos creem nas SAgrads EScrituras UNICA REGRA DE FE E PRATICA PARA O CRENTE,Protestantismo doi um movimento liderado por Lutero que de fato , ABRIU OS OLHOS PARA O MUND O DE QUE a igreja CAtolica estava enxertando conceitos e paganismo entre os cristaos na epoca. Os evangelicos teem varfias denominacioes SIM, mas isso decorre com naturalidade.Na igreja primitiva havia muitas dissençoes de credo .Igrejas neostestamentarias como as igrejas de hoje , vez por outra o apostolo PAulo tentava apaziguar CERTAS coondutas nao cristas, Ora, se ants haviam doutrinas que manchavam de ruga a igreja de Cristo ,quanto mais hoje no seio evangelico.SE ha pastores ladroes. as ovelhas nao tem nada a ver com isso.Os evangelicos seguem o CONSOLADOR que NAO É HUMANO COMO O PAPA.SE ha desvios de conduta , os crentes nao se abalam , por que o minsiterio de Cristo tem o Espirito Santo nos guiar. E quando um sacerdote ou o papa erra??Quem se agarra o pobre catolico?

  • Euclides Junior disse:

    OS crentes não se vinculam Deus por meio do Papa, do bispo nem de vigário nenhum que represente ou aja em nome de Cristo, pois temos acesso direto e pessoal ao próprio Senhor Jesus para a salvação, como Pedro e Paulo cansaram de ensinar (At 4.12; Fp 2.5-11; 1Tm 2.5). Todas as igrejas têm virtudes e defeitos, mas nenhuma delas salva ninguém. Elas são, ou deveriam ser, instrumentos de Deus para o aperfeiçoamento dos Seus filhos (Ef 4.11-16). Ensinar o que não está na Palavra de Deus, como confiar no poder salvífico ou intercessor de mortos, como a mãe de Jesus, por exemplo, não aperfeiçoa ninguém, muito ao contrário. Portanto, todas as igrejas, inclusive a católica e as reformadas, deveriam se curvar à Palavra e se corrigir enquanto é tempo. Lanço o desafio :QUAL IGREJA EVANGELICA SE VINCULA A ALGUMA MAGISTERIO OU TEEM COM LIDER UMA PESSOA QUE SE DIZ SUBSTITUTO (VIGARIO ) DE CRISTO AQUI NESTE PLANETA?? Cite um SO EVANGELICA!!
    Sou Euclides Junior – Membro das Assembleias de Deus no Brasil

  • joao disse:

    Disse Jesus aos seus apostolos:
    – Quem vos ouve, a mim ouve, quem a mim ouve , ouve Aquele que me enviou. Esta ou nao, isso na Biblia ???
    -Tudo o que ligares na terra eu ligarei no ceu, tudo o que desligardes na terra eu desligarei no ceu. Esta ou nao, isso nas Biblia????

    -A Igreja e coluna e sustentaculo da verdade. Esta ou nao na Biblia.

    Nao basta ler a Biblia. E importante nao distorce-la.

    Cristo fundou so UMA igreja. Deu-lhe UM SO chefe. Deu-lhe poder e autoridade. Esta na Biblia ou nao?

  • Julio disse:

    É BESTEIRA MUITA!!! NESSA O VANDERLÚCIO SE SUPEROU NA INFANTILIDADE!!! E AINDA É ESTUDANTE DE JORNALISMO (NEM QUERO SABER QUAL É A FACULDADE).
    IMPARCIAL….

  • Guará disse:

    Eles, católicos, querem dizer que pelo fato de termos uma figura lúdica infantil pra levar a mensagem do evangelho, somos idolatras. Há, alguém já viu um protestante pedindo um marido pro smilliguística (Não pq essa pratica de de catolico idolatra pedindo a antonio que eles chamam de santo) ou já viram um protestante pedir que o smilliguística solucione uma causa perdida (papel atribuido ao judas tadeu). Em fim, a imagem do smilliguística em nada se confunde com idolatria, pratica comum, no meio dos catolicos. Não sou contra e nem julgo, pois, esse papel é da palavra de DEUS e ela o faz de forma veemente, apenas, os adoradores de homens não percebem.

  • Servo disse:

    Tentando confudir adoração a imagens como figuras do protestantismo histórico é um grande equívoco de vocês.
    Ninguém acende velas para Lutero,ou qualquer outra estátua de alguém,não rezamos para formigas,e a tal arca ali na verdade é um altar,apenas um símbolo,se ele estivesse em uma igreja católica já estaria rodeado de velas e sendo adorado.
    Não adianta gente,é visível a vã preocup~ção do Vaticano com o crescimento de evangélicos no Brasil,pois estão avançando cada vez mais.
    E qualquer tentativa em criar equívocos é pura perda de tempo…

  • Richard disse:

    Richard disse:
    Dizem que a maior idolatria evangélica é a idolatria que eles fazem a Bíblia. Discordo parcialmente. Depois do dinheiro, para mim a maior idolatria evangélica é feita pelo crente a si mesmo. Explico. Uma das contestações de Lutero seria a infabilidade papal. Ou seja, o papa não deve ser tido como infalível na interpretação da Bíblia. O que ocorre com o evangélico ? Ele interpreta a Bíblia por conta própria e faz de si mestre de si mesmo. Tão logo contrariado a partir da leitura que fez, deixa uma denominação por outra. Por vezes funda uma nova denominação. Por isso se dividem, pois não há um evangélico que leia a Bíblia que admita opinião alheia. Ele que não aceita a infabilidade do papa, torna-se um Super Papa, admitindo apenas a sua interpretação e fazendo-se sábio aos seus próprios olhos torna-se “infalível” em matéria de fé e doutrina. Uns atacam os outros de hereges, pois todos pensam ter condições de intepretar as escrituras por si sós. A Bíblia não é adorada, mas apenas usada para que cada crente firme suas convicções pessoais. A adoração se faz a si próprio. É comum ouvir de um crente a expressão: “falta conhecimento bíblico ao fulano.” OU seja, só ele é que tem conhecimento bíblico para julgar todas as coisas. O crente é idolo de si mesmo. E na prática será salvo quem melhor interpretar a Bíblia. A Bíblia é usada para escolha de denominações, pastores e doutrinas que se pretende seguir. Na prática, o crente é salvo por méritos próprios. Tudo depende dele e não mais de Jesus. Tudo depende da leitura que ele faz da Bíblia. Jesus morreu na cruz, sofreu, padeceu e depois nos deixou por conta própria. E o interessante é que a Biblia não fala de si como a única fonte de revelação. Paulo manda que guardemos as tradições. A Bíblia proíbe ainda a interpretação privada(Pedro) e destaca a Igreja como coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo). O crente faz tudo diferente do que a Bíblia ensina e ainda tem coragem de se dizer defensor da palavra de DEUS. Mas e o Espírito Santo ? Se o Espírito Santo auxiliasse de fato o crente na sua interpretação privada estaria contrariando o ensinamento da Bíblia a interpretação pessoal. E não teríamos milhares de doutrinas e denominações diferentes. Todos interpretariam de um mesmo jeito. Mesmo que o papa ou um pastor qualquer tivesse a maldade de interpretar propositalmente a Bíblia de forma errada para enganar o povo ou para proveito próprio, tão logo o cristão lesse a Bíblia contando com o auxílio do Espírito Santo, estaria isento de cometer erros e poderia perceber o engano. Por que Jesus instituiu a Igreja ? Por amor. Conhecendo o coração humano que é dúbio, vacilante, enganoso, vaidoso e orgulhoso, não pretendeu nos deixar por conta própria. E há uma enorme vantagem nisto. Se fosse possível a Igreja enganar-se, ainda poderíamos argumentar com Jesus que o erro não é nosso. Mas o que diremos a Jesus se recusarmos a Igreja e optarmos por nossa Interpretação privada que sistematicamente será equivocada ? Se assumimos a condição de intérpretes já não somos inocentes. Somos culpados pelos erros que cometemos e até mesmo pelas conversões que produzimos. Não entramos no reino e acabamos não deixando que outros entrem.

  • Thaynara disse:

    Uma coisa é fato. Nós evangélicos não pedimos milagres para tais, e vocês? Acho que você não entendeu o sentindo de idolatria ou adoração à imagem.

  • Julio Souza disse:

    Sem dúvida que a idolatria evangélica maior é a idolatria que cada crente faz a si mesmo. Todos são intérpretes e todos se dizem inspirados pelo Espírito Santo. Mas ocorre que todos divergem entre si e cada qual se acha apto para julgar a heresia alheia e definir quem está salvo e quem está condenado.

  • Daiane disse:

    Olha caro irmãos protestantes,a verdade está claramente dita,mais parece que voces não enxergam né,está tudo ai,esclarecido..Dizer que adoramos imagens,(risos,kkkkkk’) Me desculpe mais isso já é antigo,porque,voces tem um monte de mentiras deslavadas contra a Igreja de Cristo,ou melhor a única igreja de Cristo,porque na bíblia diz o seguinte em Mateus 16,18 -“Eu te declaro,tu és Pedro, e sobre está pedra edificarei a minha igreja(…)” Ótimo,mais acho que voces ‘protestantes’ leem errado né,vejamos como voces lêem -“Eu te declaro tu é Lutero,e sobre está pedra edificarei minhas “igrejas”(…)” E tem outra coisa tambem,voces vivem indo em praças públicas fazendo discurso,gritaria,e tal,agora se voce tem uma bíblia que voces usam como desodorante,eu vou respoder uma coisa,que está escrito nela em Romanos 16,17 -“Afastai daqueles que fazem escândalos.” E voces tambem vivem interpretando a bíblia errado,lêem e explicam de qualquer jeito,vejamos aqui outra passagem da bíblia em 2 Pedro 3,15-16 – diz que espíritos ignorantes interpretam a Bíblia de qualquer jeito” eu apenas resumi,mais vão lá ler,ahh é verdade,a de voces é diferente,foi estragada por Almeida,mudado as palvras,então nem tem como dicutir com voces,kkkkkk’ Olha,aqui vai uma pergunta,’Como voces protestantes seguem a Pedro se ele foi nosso primeiro Papa,e tambem ele virou um Santo,e como voces dizem santos estão mortos e não podem interceder por nós,e Pedro já morreu,virou um santo,e voces ainda seguem a ele.
    Duas perguntas pra voces como e porque?’ Então caros protestantes,eu tenho muitas coisas pra dizer a voces,mais eu cansei de escrever,mais eu nunca,nunca vou cansar de defender a única Igreja de verdade,a Una Santa Católica Apostólica Romana,a Igreja que o Nosso Senhor Jesus Cristo fundou….’Como diz o Padre Bruno,eu sou Católico Apostólico Romano Mariano Carismático Renovado e Praticante. Obrigado a voce que leu pelo menos a primeira e a última linha….’kkkkkkk’

  • GENTE, NÃO DEVEMOS DIALOGAR AS COISAS DE DEUS COM PESSOAS QUE ACHAM QUE CONHECE AS COISAS DE DEUS. “JESUS DIZ: ERRA O HOMEM EM NÃO CONHECER AS ESCRITURAS AS PESSOAS”. OS CATÓLICAS REQUER SÓ NOSSAS ORAÇÕES, QUEREM DIZER ALGUMA COISA MANDEM VERSÍCULOS BÍBLICOS: PRA MEDITAÇÃO DESTES POBRES SEM A PALAVRA DE DEUS, POR QUE A BÍBLIA DIZ: QUE O HOMEM QUE NÃO CONHECE O PALAVRA DE DEUS É POBRE, SEGO E NU,) E SÓ PALAVRA DE HOMENS, POIS TEM PREGUIÇA DE LER AI FALAM ASNEIRA. FALAR COM OS QUE JÁ MORREU, É SÓ LER A PARÁBOLA DE LAZARO E O RICO, AH! MAS TEM UMA COISA TEM QUE CRER NO SENHOR JESUS E NAS SUAS PALAVRAS AI O ESPIRITO SANTO VEM E REVELA. BEM SIMPLES ASSIM! GENTE O ÚNICA RELIGIÃO VERDADEIRA É:” AMAR A DEUS SOBREEE TODASSSS AS COISAAAAAAAAAAA, E AO PRÓXIMO COMO A TE MESMO”. FAZENDO ISSO NOS CUMPRIMOS TODOS OS MANDAMENTOS DE DEUS.

  • Tarcisio Rodrigues Vieira disse:

    Fui católico e sei como funciona, minha mãe sempre foi católica praticante e sei o que estou falando.
    Nos evangélico precisamos melhorar muito nossa maneira de adoração, más isso não significa que a doutrina católica está melhor que a protestante
    Pelo contrário.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *