A meta da parceria é coletar 700 bolsas de sangue nos cinco dias de evento

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará renovou mais uma vez a parceria com o Festival Halleluya que durante nove anos de campanha alcançou 3.935 doações de sangue. Entre os dias 20 e 24 de julho a equipe do Hemoce estará no evento disponibilizando os serviços de coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea.
A previsão é que as doações superem os números dos anos anteriores, quando em 2009 tivemos 390 voluntários doando sangue durante o evento e em 2010 contabilizamos 421 doações. Para este ano, a meta é coletar 700 bolsas de sangue e efetivar 400 cadastros para doadores de medula óssea.

“Solte a sua voz”, é o tema desta edição e a organização aposta no tripé artes, esportes e solidariedade. “Além dos shows de música, teatro e dança, o campeonato de esportes radicais, contaremos com a presença do Hemoce, instituição que nos possibilitará exercer a solidariedade ao próximo  durante a 14ª edição do Festival Halleluya”, disse Aurinilton Leão, coordenador do evento.

Uma novidade que vai ajudar no aumento de doadores é a publicação da Portaria nº 1.353, de 13 de junho de 2011, do Ministério da Saúde que autoriza pessoas de 16 e 17 anos e de 65 a 67 anos doarem sangue. Para os jovens abaixo de 18 anos é preciso levar um Termo de Consentimento à Doação assinado pelo responsável legal. O termo está disponível no site do Hemoce para download. Para fazer parte dessa corrente de solidariedade os candidatos a doação tem que apresentar um documento oficial, com foto.

Para ser um doador de sangue é necessário:

– Estar saudável.

– Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

– Ter entre 16 e 67 anos de idade.

– Ter mais de 50kg.

– Estar bem alimentado.

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Doar sangue é seguro:

O Hemoce zela pela saúde de seus doadores. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo.

Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

Mais informações:

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Assessoria de Comunicação

Suzana Araújo

Telefones: (85) – 3101.2308 / 9663.2344 / 8897.2204

www.hemoce.ce.gov.br e-mail:suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br ou asscom@hemoce.ce.gov.br

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles