Catedral lotada e muita expectativa para a abertura do Ano da Fé que foi feita pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza dom José Antonio. No início da celebração eucarística que marcou o ato foi lido o decreto da Penitenciária Apostólica que prescreve aos fieis como ganhar indulgência plenária (perdão dos pecados) durante este período que vai até novembro de 2013.
O Ano da Fé marca os cinquenta anos do Concílio Ecumênico Vaticano II. ” Não se trata de simples comemoração, mas de uma tomada de consciência jubilar diante deste acontecimento extraordinário”, explicou o arcebispo durante a homilia (explicação das leituras bíblicas).
“Jesus é o centro da fé cristão. É aquele que começa e completa do Ano da Fé”, prosseguiu Dom José. Ainda segundo o pregador a fé é um dom e como tal precisa ser acolhida. “Queremos assumir a nossa responsabilidade acolhendo o dom da fé, e se acolhe a fé, acolhendo Jesus e isto é feito através da recepção de sua palavra ensinamento”, motivou.
Este é um ano propício para o estudo do Catecismo da Igreja Católica, que explica os artigos da fé e foi organizado e apresentado aos fieis durante o pontificado do Papa João Paulo II, nos trinta anos do Vaticano II. “Somos chamados a todos os dias rezar o “Credo” em família e refletir sobre o dom da fé”, proclamou.
O Ano da Fé em Fortaleza está dentro do tríduo que culminará em 2015 com a celebração do centenário da Arquidiocese.