[artigo de autoria de Iury Nascimento – Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza (CE)]

“Se o meu povo, sobre quem foi invocado o meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha presença e se arrepender de sua má conduta, eu, do céu, escutarei, perdoarei seus pecados e restaurarei seu país” (2Cr. 7,14).

A oração é vital para o cristão.

A oração é vital para o cristão.

A importância da oração já começa aqui, se queremos ser perdoados e sarados de todos os nossos pecados é preciso orar, suplicar ao Senhor com o coração contrito, arrependido o perdão dos nossos pecados. “Orai sem cessar” (1Tes 5,17).

Devemos, pela oração se converter ao Senhor Jesus Cristo. Se quisermos permanecer firmes na fé, precisamos orar diariamente. Quem deixar de orar, brevemente cairá em pecado, pois aquele que peca sente dificuldade de rezar.

Santa Teresinha nos diz: “Orem, pois deixar de rezar é ir para o inferno sem a ajuda do diabo”. E tantos outros santos nos falam da importância da oração, de termos diariamente o nosso encontro pessoal com o Senhor, de encontrar Nele forças para superar as tentações, as batalhas…

Quem não reza perde a batalha.

Quem não reza perde a batalha.

Se quisermos ser cheios do Espirito Santo, devemos manter contato com ele através da oração. Se quisermos experimentar uma restauração em nossas vidas, precisamos orar constantemente. 

A oração ligava Jesus diretamente ao Pai. Jesus disse a seus discípulos: “vigiai e orai, para que não entres em tentação. O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26, 41). Mais uma vez podemos ver neste trecho bíblico o quanto é importante a oração, ela nos afasta das tentações, nos dá uma proteção, um escudo para que não caiamos em tentação. Porque como Jesus, nós também estaremos ligados com ao Pai e ao sobrenatural.

 A oração livra o cristão da tentação, dá a ele força para superá-la. Antes de ser preso, Jesus passou um bom tempo em oração no Getsêmani, onde até suou sangue, tamanha a agonia que passou. A oração o ajudou a enfrentar os piores momentos de sua vida.

“Católico, sem oração? É um soldado sem armas”, diz  São José Maria Escrivá.

Vivemos todos os dias uma guerra espiritual, e na oração podemos encontrar os nossos “mantimentos”, as nossas armas espirituais, para vencermos esta guerra e o inimigo. O tentador existe e está a todo tempo querendo nos derrubar e nos tirar da presença de Deus. Sendo assim, se não rezarmos, perderemos esta batalha.

 Precisamos buscar diariamente a intimidade com Deus pela oração.

Com nos tornaremos santos se não tivermos uma vida de intimidade com o Santo dos santos, o Deus vivo? Como venceremos o inimigo, se não nos abastecermos na oração? Portanto, se questione e perceba como está a sua vida de oração hoje.

Tagged in:

,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles