Frei Betto classificado como intelectual petista – junto com Leonardo Boff – esteve com a presidente Dilma Roussef recentemente  desfiando falas a favor do mais do mesmo que defende, a participação dos movimentos populares como prioridade no novo governo.

Frei Betto.

Frei Betto.

Para estes senhores o Reino de Deus pode facilmente ser trocado pelo Reino do Homens, onde tudo acontece aqui. E pronto. É de Frei Betto um texto que sugere a união  sexual entre  Santa Teresa de Jesus, Doutora da Igreja e  o assassino Che Guevara, ídolo-mor da esquerda.

“E dessa união nasceria o “novo homem”: o bebê-diabo de Frei Betto. É chocante saber que este senhor é considerado um “pensador” em certo círculos do Brasil. Imagino alguém a ler uma barbaridade como aquela e a dizer para si mesmo: “Mas que coisa linda!”. A ignorância deve ser doce…”, escreveu com muita propriedade o jornalista Reinaldo Azevedo.

O texto é de 2010 mas o frei nunca voltou atrás, nem mesmo neste tempo que precede os  500 de comemoração da Páscoa de Teresa, uma das mulheres mais importantes na história da Igreja.Retratar-se seria um ato de desagravo, mas certamente Betto está empenhado em ovacionar as elites, agradar a corte deve tomar-lhe muito tempo.

Confira o texto e tire suas próprias conclusões:

Ano de nova qualidade de vida. De menos ansiedade e mais profundidade. Aceitar a proposta de Jesus a Nicodemos: nascer de novo. Mergulho em si, abrir espaço à presença do Inefável. Braços e corações abertos também ao semelhante. Recriar-se e apropriar-se da realidade circundante, livre da pasteurização que nos massifica na mediocridade bovina de quem rumina hábitos mesquinhos, como se a vida fosse uma janela da qual contemplamos, noite após noite, a realidade desfilar nos ilusórios devaneios de uma telenovela. Feliz homem novo. Feliz mulher nova. Como filhos das núpcias de Teresa de Ávila com Ernesto Che Guevara.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles