Bolsonaro registrou na Justiça Eleitoral gastos de R$ 1.721.537 com sua campanha eleitoral. O total é vinte vezes menor em relação às despesas declaradas pelo seu adversário Fernando Haddad, um total de 34.400.867.

Jair Bolsonaro, Presidente eleito do Brasil.

O Presidente eleito anunciou nesta manhã de terça-feira, dia 30,  que doará o restante do arrecadado para a sua campanha à Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Fachada da Santa Casa de Juiz de Fora.

O valor chega quase à cifra de 1 Milhão de Reais. “Acredito que aqueles que em mim confiaram estarão de acordo. Muito obrigado a todos!”, agradeceu o Bolsonaro.

Conheça a história das Santas Casas

A primeira Santa Casa do mundo foi criada em 15 de agosto de 1498, em Lisboa, pela rainha Leonor de Lencastre, esposa de Dom João II, originando a “Confraria de Nossa Senhora de Misericórdia”, em um período da história lembrado por tragédias, guerras e pelas grandes navegações. Nesse cenário, o surgimento das Santas Casas ficou marcado pela retomada de sentimentos como a fraternidade e a solidariedade. Prova disso é que, muitas vezes, a Irmandade não precisou de uma instituição física: ela foi ao encontro dos enfermos e inválidos, onde quer que eles estivessem. Assim, chegou à Ásia, África, se espalhou pela Europa e, claro, pelas Américas. Naquele mesmo ano, foram fundadas dez filiais, sendo oito em Portugal e duas na Ilha da Madeira.

No Brasil, as primeiras santas casas surgiram logo após o seu descobrimento, precedendo a própria organização jurídica do Estado brasileiro, criado através da Constituição Imperial de 25 de março de 1824. Até esta data já haviam sido fundadas as Santas Casas de Santos (1543); Salvador (1549); Rio de Janeiro (1567); Vitória (1818); São Paulo (1599); João Pessoa (1602); Belém (1619); São Luís (1657), Campos (1792) e Porto alegre (1803) entre outras. Destas derivaram outras entidades similares, como as Beneficências Portuguesas, Hospitais Filantrópicos das comunidades Judaica, Japonesa, Sírio-Libanesa, ou mesmo ligadas a movimentos da igreja Católica, Protestante, Evangélica, Espírita, entre outras, totalizando, até os dias atuais, cerca de 2.100 estabelecimentos de saúde espalhados por todo o território brasileiro.

Fonte: CMB.ORG.BR

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles