A Coordenadora da Pastoral Carcerária Nacional, irmã Petra Silvia, escreveu uma carta em nome do organismo no último dia 13 de março exigindo do Governo a soltura de presos como medida de combate ao novo Coronavírus.

Pastoral carcerária Nacional pede que Governo siga exemplo do Irã no combate ao novo Coronavírus.

“Se o vírus se espalhar pelas prisões brasileiras, as consequências serão desastrosas. 80% dos casos de coronavírus têm sintomas leves como uma gripe; no entanto, os presos e presas possuem imunidade muito baixa por conta das condições degradantes existentes no cárcere”, pontua a carta aberta.

Irmã Petra Silvia, Coordenadora da Pastoral Carcerária Nacional.

As Pastoral avalia que as medidas tomadas até o momento como suspensão das visitas, maior limpeza das celas, distribuição de cartilhas informativas para agentes penitenciários e triagem médicas nos presos são “de pouca eficácia”.

A carta cita como exemplo a seguir o Irã, que soltou 120 mil presos como medida preventiva. Diante do quadro, a Pastoral Carcerária Nacional finaliza a carta exigindo “o desencarceramento de pessoas presas, para evitar uma epidemia do COVID-19 nas prisões brasileiras que se alastraria para a sociedade”.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles