Padre Rafhael Maciel está em Roma desde 2017, em missão de estudos. Junto a outros setenta padres, oriundos de várias partes do Brasil, mora no Colégio Pio Brasileiro que, seguindo a orientação do Governo italiano, estão em quarentena voluntária. “Aqui, no Seminário,  estamos todos bem”, garante o sacerdote que pertence ao clero da Arquidiocese de Fortaleza.

Padre Rafhael Maciel envia mensagem aos brasileiros direto de Roma.

Em um vídeo gravado com exclusividade para o Blog Ancoraoduro, o padre fala sobre a situação da Itália no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. “A Itália está fazendo tudo o que é possível para conter a epidemia em nosso país. Por isso as notícias que chegam até vocês, de ruas estão vazias, de Igrejas  sem missa…Foram atitudes drásticas que o Governo precisou tomar”, destaca.

Padre Rafhael pontua a possibilidade do Governo brasileiro fazer  decretos de suspensão das aulas, eventos e aglomerações de pessoas, como já acontece em alguns municípios. Caso isso aconteça, o sacerdote recomenda que entremos nesta quarentena voluntárias, em vista de proteger a nossa saúde e de nossos irmãos. “Você no Brasil, não brique com essa situação”, alerta o sacerdote.

Além de bons hábitos de higiene que devemos retomar, o missionário destaca uma prática espiritual que anda meio perdida. “‘Padre, mas não tem missa nas Igrejas?!’. Reze em casa com a sua família. Retome o bom costume de rezar em casa com os seus, costume perdido há um bom tempo. Será que foi preciso uma peste para redescobrirmos algo tão bonito entre nós, que é a oração em família?”, questiona o padre.

O sacerdote que também é Missionário da Misericórdia conta que foi difícil para todos na Itália entrarem na quarentena, mas descobriram a necessidade. Ainda alertou sobre o cuidado  necessário de modo particular aos idosos e pediu que entremos no clima da Quaresma. “Façamos, de fato, esse tempo de penitência, de jejum e de oração. A caridade fraterna maior agora é preservarmos uns aos outros dessa epidemia”, enfatiza.

Padre Rafhael finaliza convidando a todos fazerem a sua parte e evoca a bênção de Deus pela intercessão dos santos protetores de pestes e epidemias, São Roque, São Sebastião, São José e a Virgem Maria.

Assista a  mensagem na íntegra: 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles