Dom Aldo di Cillo Pagotto, 70 anos, sacerdote da Ordem dos Sacramentinos, Bispo Emérito da Paraíba fez sua Páscoa nesta terça-feira da Oitava de Pascoa, dia 14, por volta das 15h, a Hora da Misericórdia. O Bispo lutava contra o câncer desde 2017. Ultimamente a doença havia voltado, agora para os pulmões e fígado.
Segundo uma fonte ouvida pelo Blog Ancoradouro o Bispo estava internado desde o dia 23 de março em um hospital particular na capital cearense. Nesta segunda-feira houve uma piora devido ao câncer pulmonar que gerou significativa dificuldade na respiração de Dom Aldo.
No primeiro contato com a fonte, ela informou que a Congregação dos Padres Sacramentinos estava preparando o adeus a Dom Aldo em uma funerária e sua causa de morte não seria a Covid-19 como se especula. Em uma segunda ligação, a fonte atualizou ao Blog que foi pedido o teste para o novo coronavírus.
O Hospital confirmou em nota enviada ao Blog o teste para o novo coronavírus, como um protocolo clínico . “A Unimed Fortaleza informa que o arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, de 70 anos, foi internado devido a um quadro de pneumonia no Hospital Unimed no último dia 1º de abril, vindo a falecer na tarde desta terça-feira (14), em decorrência de infecção respiratória. Seguindo protocolo clínico, o religioso passou pelo teste de Covid-19, cujo resultado está previsto para sair ao longo desta quarta-feira, dia 15.
Biografia
Dom Aldo de Cillo Pagotto nasceu no dia 16 de setembro de 1949 na cidade de Santa Bárbara D’Oeste (SP). Curso de filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga (Minas Gerais) e no Seminário São Pio X, com Padres Sacramentinos. Foi ordenado em 7 de dezembro de 1977 e sagrado em 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Pastoreou a Diocese Sobral como coadjutor entre 1997 e 1998, depois de assumir o cargo de Bispo, onde permaneceu até o ano de 2004. Foi Arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.
Em breve, mais informações.
[…] Dom Aldo Pagotto falece na Oitava de Páscoa […]
[…] Dom Aldo Pagotto falece na Oitava de Páscoa […]