Por: Cesar Kuzma

Sobre este episódio, todo o capítulo 23 de Mateus deveria ser lido, cabe por inteiro. Lamentável, vergonhoso. Isso já havia sido divulgado há alguns dias, e para alguns dos que apareceram neste vídeo, esta não era a primeira live com o presidente. Vale dizer que alguns blogueiros católicos, desta mesma linha, foram alvos de ações da PF na semana passada, acusados de espalhar Fake News. Mas, sobre esta “barganha” para as TVs Católicas, neste sábado, o episódio apareceu com destaque em um grande veículo de comunicação, com vídeos e falas que comprovam, e isso incomodou a muitos, mexeu com as pessoas e obrigou a CNBB a rebater este acontecimento, dizendo que eles não representam a instituição, agiram por interesses próprios e que a pauta que pedem e o modo que pedem vai em sentido contrário ao que a Igreja espera e pensa, que é em ser a favor da vida, dos direitos e do bem comum. A nota da CNBB também é forte, ao contestar os padres e leigos católicos midiáticos que participaram deste evento e dizer que se viu surpreendida e que ela, a Igreja Católica, não faz barganha.

Pena que não fizeram desde o começo, pois esta notícia e estes fatos já estavam sendo veiculados há vários dias. A diferença é que hoje saiu em primeira página e em um jornal de grande circulação. Acredito que a CNBB fez bem em agir rápido no dia de hoje, mas agiu em resposta. Diante de tantos acontecimentos recentes no Brasil que avançam contra a vida de milhares de pessoas, diante da perda de direitos, do enfraquecimento da democracia, do aumento da pobreza, de tudo o que nos pede o Papa Francisco, diante do avanço da Covid-19 que tem ceifado milhares de vida no Brasil, faz-se necessário uma Igreja que exerça mais o seu profetismo, de modo mais protagonista, que chame a responsabilidade, se unindo a outras Igrejas e Instituições, e isso pela mão dos fiéis e de organismos institucionais, como a CNBB e outros, que têm um histórico de defesa das grandes causas humanas e sociais e que sempre atuaram como um elemento de força para a garantia da democracia no Brasil.

Não podemos nos acovardar e estes padres e leigos midiáticos que foram rotulados hoje, não são os únicos que apoiam e que tentam barganhar com este governo. Isso vem desde a eleição de 2018, quando dentro de Cúrias Metropolitanas e Igrejas se faziam sinais de armas e, mesmo contrariando as orientações da CNBB, um número grande de ministros católicos declarou abertamente apoio a esta candidatura. Não vejo como algo ruim que um ministro religioso ou um fiel exerça a sua cidadania e manifeste as razões de seu voto, o problema se dá quando isso é feito na incoerência do discurso, optando por um candidato que durante toda a sua vida pública favoreceu um discurso de violência e de morte. Ele nunca escondeu a sua face, e parece que alguns também não escondem, e seguem apoiando, e seguem incendiando a sociedade, ainda mais diante da grave crise humana, econômica e de saúde que estamos vivendo.

Por esta razão escolhi este texto de Mateus, pois ele cabe bem no rosto dos envolvidos, seja pela hipocrisia, seja pela falsa aparência piedosa que demonstram ter, seja pelas mortes causadas pela irresponsabilidade, que agora eles passam a compartilhar e a carregar.

Serão punidos? Serão afastados? Serão condenados e retirados de sua função?… Com certeza, não. A vergonha fica para nós. Eles nunca se esconderam e sempre se manifestaram desta forma. Por certo, estarão celebrando no dia seguinte, e assim seguirão. Se não mudarmos esta estrutura, este modo de entender a Igreja, fatos como este irão se repetir, bem como outros escândalos. O Evangelho se serve da estrutura, mas não pode servir a esta. Se a estrutura está corrompida, troca-se a estrutura e deixa que o Espírito possa agir.

Que tudo isso nos purifique!

Fonte: portal da CNLB

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles