Ancoradouro

Moysés Azevedo recebe homenagem do Grupo Edson Queiroz

75 2

Desde 1971, o Sistema Verdes Mares faz homenagens a cearenses que se destacam nos mais diversos  segmentos sociais com o Troféu Sereia de Ouro, comenda criada pelo Chanceler Edson Queiroz. Neste ano em que o Troféu completa 50 edições, uma campanha especial foi preparada e Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, foi contemplado com a honraria.

Moysés Azevedo, além de fundador da Comunidade Shalom, é consultor em Dicastérios da Santa Sé.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a premiação teve de se reinventar. A entrega do Troféu deu lugar à campanha que escolheu 50 personalidades para representar os mais de 9 milhões cearenses. A história destes homenageados está sendo contada na programação do Sistema Verdes Mares durante o mês de setembro.

Os nomes selecionados foram escolhidos a partir das indicações dos colaboradores do Grupo Edson Queiroz e dos já homenageados pela comenda. Em seguida, passaram por uma curadoria especial dos jornalistas que integram o Sistema Verdes Mares.

Em 1980, Moysés foi escolhido pelo então Arcebispo, Dom Aloísio Lorsheider, para dar um presente ao Papa João Paulo II em nome dos jovens de Fortaleza.

Uma das 50 das personagens homenageadas pela Sereia de Ouro é o cearense Moysés Louro Azevedo Filho, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e membro do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, da Santa Sé.

Nascido em 1959, em Fortaleza, foi educado em ambiente católico e, muito cedo, passou a liderar grupos de oração para jovens. Em 1980, foi escolhido pelo arcebispo de Fortaleza à época, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa João Paulo II, em nome da juventude da Arquidiocese. Em 9 de julho de 1982, exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, nascia a Comunidade Católica Shalom. Foi convocado pela Santa Sé para participar, em Roma, dos Sínodos sobre a Eucaristia, em 2005, e sobre a Palavra de Deus, em 2008. Participou, em 2007, da V Conferência Episcopal da América Latina em Aparecida, como representante dos movimentos eclesiais e novas comunidades do continente.

Recomendado para você

2 Comentários

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *