Ancoradouro

Paróquia São José de Canindé realiza Painel sobre suicídio e cobertura jornalística

Evento virtual realizado pela Paróquia São José – Canindé conta com o apoio da ACERT.

evento é gratuito.

Um dos grandes dilemas na vida profissional de um operador da comunicação é como fazer cobertura jornalística sobre suicídio, da forma mais  correta, preventiva e ética. Para iluminar a questão, a Paróquia São José – Canindé  realiza nesta terça-feira, dia  29 de setembro, às 19h, o 1º Painel São José, via Google meet, com o tema, “suicídio: prevenção e cobertura jornalística”, com a jornalista Daniela Nogueira. O evento conta com o apoio da Região Episcopal Sertão São Francisco, Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) e da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza (Pascom) . 

Infelizmente, o país apresenta números alarmantes desses casos que  não estão restritos aos grandes centros urbanos. É fenômeno também nas cidades do interior, entre várias faixas-etárias. “Muito nos preocupa esse quadro, por isso, queremos de alguma forma contribuir com a reflexão, mas esta precisa ser feita de modo responsável e sempre em caráter preventivo. Essa, então, é a proposta do 1° Painel São José”, explica Padre Roberto Reinaldo, pároco da Paróquia São José – Canindé. .  

Aos profissionais da comunicação cabe a responsabilidade de estarem  atentos sobre como tratar o assunto  de forma consciente, informativa e prudente. “Sabemos que a cobertura de suicídio é delicada, mas necessária. O assunto é incômodo, porque ainda é tabu em muitas comunidades, enquanto alguns veículos tratam o tema com espetacularização. Além disso, silenciar sobre a questão não resolve. Precisamos debater para prevenir, discutir saúde mental, aprofundar questões e levar ao público o que o público precisa saber”, pontua Daniela Nogueira. 

Jornalista Daniela Nogueira. Foto: divulgação.

Para a painelista, o momento é oportuno para se promover diálogos em que se discutam o suicídio como saúde pública, e não como um caso de polícia. “É nosso papel como profissionais da Comunicação agirmos para uma cobertura mais responsável. Devemos orientar o público, apresentar serviços de orientação psicológica, de acolhida e repensar a conduta jornalística, atendendo aos procedimentos adequados da cobertura. Nosso intuito deve ser sempre proteger os vulneráveis”, defende. 

Sobre Daniela Nogueira

Daniela Nogueira trabalha no O POVO desde 2005. É graduada em Comunicação Social/Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e em Letras (Português/Inglês), pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É mestra em Estudos da Tradução (UFC), especialista em Tradução (Uece) e pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio FIC). É professora, revisora e tradutora. Já trabalhou no O POVO como editora de Opinião e do suplemento “The New York Times/O POVO”. Traduziu para O POVO as colunas dos norte-americanos Thomas Friedman e Paul Krugman. Também já atuou como editora de Primeira Capa, editora de Economia e repórter. (Fonte: O Povo)

SERVIÇO

1º Painel São José

Suicídio: prevenção e cobertura jornalística

Data: terça-feira, dia 29 de setembro de 2020

Horário: 19h

Inscrição: gratuita, pelo site: https://www.eventbrite.com.br/e/1o-painel-sao-jose-tickets-122235019233

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *