A partir do dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos,  Fortaleza será uma das poucas cidades do mundo que têm uma capela dedicada às relíquias de santos e aberta à visitação. A Capela das Santas Relíquias, localizada no piso superior da Rádio Shalom, no Centro de Evangelização Shalom da Paz, no bairro Aldeota, será inaugurada oficialmente neste domingo.

Réplica da Capela da aparição de Nossa Senhora de Fátima. Foto: divulgação.

A inauguração estava programada para março deste ano e foi adiada em razão da pandemia de covid-19. Ao todo serão expostos mais de 400 fragmentos de santos das mais diversas ordens da Igreja Católica. Destaque para uma Relíquia da Santa Cruz de Cristo, além de outras raridades  de santos como São Francisco de Assis, Santa Teresa de Jesus, São Padre Pio, Santa Teresinha de Lisieux, Santa Dulce dos Pobres, São João Paulo II, Santa Faustina, e de diversos outros homens e mulheres canonizados pela Igreja. E por seu elevado número de Relíquias reunidas, o local já pode ser categorizado como uma lipsanoteca. Existem apenas duas grandes Capelas desse tipo no mundo: uma no Vaticano e outra em Portugal.

Réplica original do Santo Sudário também estará na Capela das Santas Relíquias. Foto: divulgação.

Atualmente, na Capela o público encontrará também uma réplica da Porciúncula, localizada em Assis, na Itália, famoso por ter sido o lugar onde São Francisco recebeu a missão de reconstruir a Igreja. Em outra parte da Capela, há um local dedicado à Virgem Maria, com uma réplica da Capelinha das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Além disso, os fiéis poderão rezar com imagens de diferentes devoções Marianas e relíquias de videntes de Nossa Senhora, como Santa Jacinto e Francisco Marto e Santa Bernadete Subirous.

Reunir relíquias de santos para motivar os fiéis é uma iniciativa antiga do Padre Antonio Furtado, missionário da Comunidade Shalom e diretor da Rádio Shalom, que teve início em 2015 com uma exposição de um pequeno acervo de relíquias. Nos anos seguintes, a ação foi repetida, pois, segundo o sacerdote, houve diversos relatos sobre como as pessoas se sentiram bem rezando diante das relíquias. Por isso, em 2017 ele sentiu a necessidade de oferecer um ambiente melhor.

Espaço terá mais de 400 relíquias expostas. Foto: divulgação.

Em 2018, foi organizada uma pequena capela com objetos de devoção que, ao longo de sua vida sacerdotal, ele foi recebendo de amigos religiosos. A iniciativa reuniu mais de 200 relíquias de santos de diferentes congregações e teve repercussão internacional.

A inauguração da Capela das Santa Relíquias marca também a programação do tradicional evento “Eu Creio na Vida Eterna”, promovido todos os anos pelo Shalom em alusão ao Dia de Finados. A Missa e a cerimônia de abertura serão transmitidas pelo YouTube da Rádio Shalom.

Fortaleza recebe réplica do Santo Sudário para exposição contínua

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles