A preservação da Capela Nossa Senhora de Fátima, localizada no 1º andar da sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi comemorada nesta segunda-feira, dia 13,  pelo grupo Imaculado Coração de Maria. Os participantes se reuniram em oração para agradecer pelo fato de a Capela ter sido protegida dos danos decorrentes do incêndio que atingiu o prédio no dia 6 de setembro.

Capela não sofreu dano algum com o incêndio que destruiu boa parte do prédio.

A presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, participou da solenidade virtual e ressaltou que as imagens, peças de decoração e os móveis começaram a ser retirados do prédio nesta segunda-feira. “É muito significativo estar com vocês nesta noite e anunciar que nossa Capela está intacta, sem nenhum prejuízo. Temos muito a agradecer, principalmente porque não tivemos vítimas nesse incidente. Certamente a interferência divina protegeu a Capela de ser tragada pelas chamas. Vamos superar esse momento delicado e ter êxito na reconstrução da nossa sede. Sempre tenho dito: preciso de tudo, de todos, o tempo todo. E saio daqui muito fortalecida de que dias melhores virão”.

Isabel Melo, coordenadora do grupo, destacou que “nesse momento em que vivenciamos perdas materiais dentro da instituição, podemos testemunhar a grande graça da proteção da Virgem Maria sobre todos que fazem o Tribunal de Justiça, em especial à desembargadora Nailde, que, mesmo antes de ser presidente, participava dos momentos de oração na Capela. Quantas vezes vi desembargadora aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Ela é uma filha amada de Nossa Senhora. Estamos em oração por ela e por todos que fazem a gestão. Louvamos a Deus por Seu Amor e Sua Providência em ter livrado desse perigo cada vida que trabalha no prédio”.

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Segundo Isabel Melo, antes da pandemia da Covid-19, as reuniões do grupo ocorriam às terças-feiras, sempre ao meio-dia, na Capela do TJCE. Com a implantação do teletrabalho, os encontros passaram a acontecer virtualmente, às 19h. “Mesmo no período de isolamento não deixamos de nos reunir. Foi um alento nesse momento difícil”, ressaltou.

Atualmente, 48 pessoas integram o Imaculado Coração de Maria, que desde 2019 faz parte da obra Shalom. A juíza Regma Janebro está entre as participantes e conduziu a oração, que foi antecipada para esta segunda-feira por coincidir com a data exata de criação do grupo.

“Nos reunimos como Tribunal de Justiça para louvar a Deus por sua proteção e presença nesse tempo entre nós. Agradecemos a Deus especialmente por cinco anos de grupo de oração do Imaculado Coração de Maria. Um momento de gratidão e esperança em um novo tempo que se inicia para honra e glória de Deus no Tribunal”, clamou a magistrada.

Quem quiser participar do grupo Imaculado Coração de Maria pode encaminhar mensagem para o número (85) 987445251.

A CAPELA

Inaugurada em 3 de setembro de 1999, na gestão da desembargadora Águeda Passos, a Capela Nossa Senhora de Fátima fica no hall do 1º andar do TJCE. A estrutura, de 63 m², foi inspirada no estilo barroco, com adaptações atuais. Na obra, houve valorização dos artesãos cearenses, que confeccionaram peças em mármore, madeira e latão.

Odete Aragão, que trabalha como controladora de orçamento na Coordenadoria de Apoio Operacional do TJCE, é zeladora da Capela desde a inauguração. A colaboradora esteve no Tribunal para acompanhar a retirada das imagens de Nossa Senhora de Fátima, Santo Ivo, Menino Jesus de Praga, São José, Nossa Senhora da Assunção, Coração de Jesus, São Miguel, Santa Terezinha, Jesus Misericordioso e São Judas Tadeu.

Para quem não acredita em milagres, esse foi um, e grande. Quando você entra no Tribunal e vê tudo aquilo queimado, mas o lado da Capela intacto, é simplesmente impressionante”, relatou Odete Aragão.

Fonte da notícia: portal do TJCE

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles