FC37E

Hoje vou fazer uma pequena reflexão a respeito da amizade, da liderança e dos talentos individuais, a partir de uma belíssima história que li outro dia, de autoria desconhecida.

Um membro de determinado grupo, ao qual prestava serviços regularmente, deixou de participar de suas atividades, sem nenhum aviso.

Após algumas semanas, o líder do grupo decidiu visitá-lo.Era uma noite muito fria.

O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor.

Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao líder, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando.

O líder acomodou-se confortavelmente no local indicado, mas não disse nada. No silêncio que se formara, apenas contemplava a dança das chamas em torno das rachas de lenha, que ardiam.

Ao cabo de alguns minutos, o líder examinou as brasas que se formavam e cuidadosamente selecionou uma delas, a mais incandescente de todas, e empurrou-a para o lado.

Voltou então a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel. O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto.

Aos poucos a chama da brasa solitária diminuiu, até que houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou-se de vez.

Em pouco tempo o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de fuligem acinzentada.

Nenhuma palavra havia sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois.

O líder, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta no meio do fogo.

Quase que imediatamente ele tornou a incandescer, alimentado pela luz e calor das brasas ardentes em torno dele.

Quando o líder alcançou a porta para partir, o anfitrião disse:

– Obrigado por sua visita e pelo belíssimo ensinamento. Estarei voltando às minhas atividades amanhã. Deus o abençoe !

E seu pedaço de carvão está como???

******

Como está o seu pedaço de carvão? Esta é a pergunta chave! Esse carvão é você com a sua própria força, energia e talento. A primeira lição que tirei desse texto é sobre a AMIZADE. A amizade cresce no convívio com os amigos, não dá para ser um grande amigo estando sozinho o tempo todo, é como falei em outro texto, as pessoas muito solitárias têm seus amigos, mas esses não são de carne e osso, são livros, ou amigos imaginários. Vamos conviver mais com as pessoas que nos fazem bem e são importantes…

Outro ensinamento incrível é sobre a LIDERANÇA. Um verdadeiro líder corre atrás da ovelha que está perdida. Percebe a semelhança com Jesus Cristo? Ele foi o maior líder que esse planeta já teve. O líder dessa história se assemelha a Jesus não apenas por buscar a ovelha perdida, mas pelo seu COMPORTAMENTO. Ele fez com que seu amigo encontrasse a resposta dentro dele mesmo. O líder não precisou falar uma só palavra, apenas os seus gestos mostraram ao homem o que ele foi fazer em sua casa. Jesus era assim! Era super econômico com as palavras, mas as poucas palavras que saiam de sua boca faziam revolução e se tornaram eternas. É por essas e outras que Jesus falava por meio de parábolas.

O terceiro ensinamento é sobre os TALENTOS. Para que você desenvolva seus talentos deve estar inserido em algum grupo, empresa, instituição etc. Enfim, para você ser o melhor no que faz precisa estar com pessoas, precisa ter REFERÊNCIAS, precisa aprender um pouco com quem sabe mais que você e pode lhe ensinar. É a dinâmica do fogo, esse fogo são as grandes referências e as pessoas, se você se juntar a elas também brilhará e ficará incandescente, podendo até brilhar mais forte, ou seja, superando o seu próprio mestre. Mais uma vez isso me lembra o mestre Jesus Cristo. Ele disse aos seus apóstolos: “Vocês farão as obras que eu faço e as farão ainda maiores…”. Esse é outro objetivo dos grandes líderes, desenvolver os seus subordinados de forma que se tornem melhores do que eles próprios.

Enfim! Reflita sobre essa pequena história e procure desenvolver um pouco mais destes vários ensinamentos transmitidos nessa pequena estória…

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles