quebra-cabeca-de-rosto-c7055

Farei uma breve reflexão a respeito dos problemas que todos nós temos na vida, a partir das belíssimas palavras do místico oriental Osho. Leia com bastante atenção…

************

“Viva de tal maneira que a cada momento você fique livre do momento anterior. A sua situação agora mesmo é assim: você tem uma grande casa com muitos aposentos e em todos eles existem quebra-cabeças. A casa inteira está cheia de quebra-cabeças, sobre as mesas, as cadeiras, as camas, o chão, pendurados no teto — por toda parte quebra-cabeças, e você não foi capaz de resolver nenhum.

Você tenta resolver um e, achando que isso é difícil, passa para outro quebra-cabeça. Mas o primeiro está pendurado na sua cabeça; não só isso, algumas partes dele você leva consigo para tentar resolver mais tarde. Então você tenta resolver outro quebra-cabeça, mas não o resolve porque está confuso. Então você passa a outro aposento e, dessa maneira, vai de um em um, em círculos.

Você está confuso com quebra-cabeças não resolvidos, e pouco a pouco está completamente neurótico. Nem uma única questão da vida foi resolvida e milhares de quebra-cabeças estão pendurados ao seu redor. Eles cumprem o papel deles. Eles matam você.

Nunca carregue coisas do passado — o passado se foi. A todo momento fuja dele, resolvido ou não-resolvido. Hoje, nada pode ser feito quanto a ele, deixe-o — e não carregue partes dele, porque essas partes não vão permitir que você resolva novos problemas que está vivendo no momento presente. Viva o momento o mais totalmente que puder, e de repente vai perceber que, se você o viver totalmente, ele se resolverá. Não há necessidade de resolvê-lo. A vida não é um problema a ser resolvido; é um mistério a ser vivido. Se você a viver na totalidade, ela será resolvida e você sairá dela bonito, enriquecido, com novos tesouros do seu ser aberto e nada pendente ao seu redor. Então você passará a outro momento com esse vigor, com essa totalidade, com essa intensidade, de modo que outro momento seja vivido e resolvido.

Osho

******************

A comparação que o Osho faz com os quebra-cabeças é simplesmente perfeita. Cada problema na nossa vida pode ser visto como um quebra-cabeça a ser resolvido, para que possa ser completamente montado requer FOCO, ATENÇÃO, PACIÊNCIA e acima de tudo, TEMPO. Esse último é o que faz com que muitas pessoas desistam e fiquem arrancando os cabelos, se entupindo de comer, criando vícios e mais vícios, ficando com insônia e por aí vai…

É impossível passarmos pela vida sem problemas e sofrimentos, eles são inerentes à nossa existência. O simples fato de saber disso já deveria ser motivo suficiente para nos acalmarmos e respirarmos de forma mais compassada.

É preciso desenvolver a sabedoria para que possamos superar nossos limites e nos tornarmos mais felizes e realizados.

O que o Osho está querendo nos dizer com suas palavras é que a maior parte das pessoas se deixa abater pelos sofrimentos, principalmente quando já estão mais próximos de transcendê-los, é impressionante! Muitos dos nossos problemas seriam mais facilmente resolvidos se naquele momento que bate o desânimo tivéssemos aquela força extra conquistada através da . Por isso também falo tanto aqui sobre a ESPIRITUALIDADE. Quero que me entenda bem, a espiritualidade não tem nada a ver com religião. Proponho através dos meus textos que você mergulhe dentro de você mesmo e escute essa voz de Deus através da sua consciência. Essa voz de Deus nos ampara nos momentos mais difíceis da nossa trajetória e nos faz renascer das cinzas como a “fênix” da história mitológica.

É comum na vida de muitas pessoas haver o DESEPERO. O que é o desespero? O próprio nome diz, é a falta de esperança. DES (não) – ESPERO (esperança).

O desespero é o retrato e a constatação da ausência de . E mais uma vez digo, a fé muitas vezes não é conquistada através da religião. Ela é conquistada através do SILÊNCIO, da quietude de um coração repleto do amor de Deus. A fé cresce nos corações das pessoas que buscam o bem em todas as suas atitudes, que buscam ser um pouquinho como o Cristo, que é tão cultuado aqui no Brasil.

Veja Jesus Cristo e seu exemplo maravilhoso de vida. Ele era um carpinteiro, não fazia suas atividades com pressa. Amava estar perto das pessoas queridas, festejar com elas, comer na presença delas, visitar suas casas, contemplar os pássaros, os campos, os mares, as florestas… Jesus era um mestre que venerava cada minuto da existência com paz, com serenidade e com um profundo amor no coração. O que acha de tentarmos ser um pouquinho como ele foi, hein? É possível, e isso só será possível se você tiver a coragem de montar o quebra-cabeça da sua vida.

Você deixou um ou vários dos seus quebra-cabeças por terminar? Você está cada vez mais confuso porque os quebra-cabeças estão se tornando maiores e suas peças cada vez menores e difíceis de encaixar?

Essa é uma analogia interessante do Osho. Quando ele fala nos quebra-cabeças, ele está querendo dizer que muitos se IMPACIENTAM porque ele muitas vezes é difícil de resolver.

Sei que você já perdeu a paciência tentando resolver algum quebra-cabeças quando criança. Com a vida é a mesma coisa. Sabe o que acontece quando perdemos a paciência? Isso é muito interessante! A nossa visão fica TURVA, vou explicar melhor. A falta de paciência faz com que vejamos mas não olhemos, entende? O medo, a raiva, o ressentimento etc. faz com que às vezes estejamos frente a frente com uma possível solução para o nosso problema, mas não vemos. Isso soa familiar pra você?

Isso acontece porque é exatamente na PAZ e na SERENIDADE que nossa visão se EXPANDE, que podemos enxergar as soluções para o que antes estava obscuro.

Portanto, para concluir, são alguns pontos que sugiro a você.

1)   Viva o momento presente com intensidade;

2)   Tenha foco no que você está fazendo agora;

3)   Não tenha medo do futuro;

4)   Acalme o seu coração, respire fundo, relaxe sua musculatura;

5)   Eleve seus pensamentos, acredite no poder imenso que o amor de Deus pode fazer na sua vida. Tenha fé nesse Deus maravilhoso;

6)   Tenha coragem e monte todas as peças do seu quebra-cabeça.

Sei que isso não é simples, mas garanto que é possível. Com CORAGEM, AMOR e, tudo é possível. Acredite!

Paz e luz…

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles