coracao-alado

Quanto mais o tempo passa e vou amadurecendo, mais eu tenho percebido que o amor profundo e verdadeiro tem uma relação estrita com a LIBERDADE. É por essas e outras que o grande Raul Seixas cantava: “O amor só dura em liberdade”…

Farei uma breve reflexão sobre o amor que dá asas e deixa a outra pessoa livre para seguir seu caminho inspirado numa frase magnífica do mestre Rubem Alves. Veja!

“Aprendo que o amor nada tem a ver com apego, segurança ou dependência, embora tantas vezes eu me confunda. Não adianta querer que seja diferente: o amor é alado.”

Rubem Alves

*************

Infelizmente, a grande maioria das pessoas confunde amor com esses três sentimentos que são destrutivos: APEGO, SEGURANÇA e DEPENDÊNCIA.

Eu garanto a você que se você conseguir se libertar desses três sentimentos ao se relacionar amorosamente, você tem tudo para que seu atual relacionamento ou um que venha a iniciar prospere e dure muito tempo. A palavra LIBERDADE abarca esses três sentimentos!

Pense comigo! Se eu sou livre e deixo a outra pessoa livre também, eu não me apego a ela, porque se apegar é agarrar, é segurar, logicamente, o contrário de liberdade.

Se eu busco a segurança de saber que essa pessoa estará sempre comigo eu a pressiono com esse peso imenso de ter que me fazer feliz. Esse é um peso que ninguém consegue suportar por muito tempo…

Se eu tenho dependência da outra pessoa eu estou grudado nas suas asas. Cada um tem as suas asas para voar só com elas. Não dá para voar feliz e grato com outra pessoa agarrada a você, dependendo de você para tudo. A dependência emocional é sinal de falta de amor próprio e de autoestima.

Percebe como tudo está relacionado com a liberdade? É por isso que o mestre Rubem nos diz que o amor é alado, e foi com essas palavras que intitulei esse texto.

Para complementar essa reflexão, compartilho também uma das frases mais conhecidas e profundas do mestre Dalai Lama sobre o amor:

“Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.”

Asas para voar é a LIBERDADE, raízes para voltar são os valores, bons sentimentos, compartilhamento de experiências etc. E motivos para ficar é você mostrar para a outra pessoa através do seu exemplo, acima de tudo, que ela pode contar com você sempre, que você deseja o seu bem, que ela cresça, que ela seja feliz, que ela saiba que tem ao lado uma pessoa ética, amorosa, justa e que tem muito amor no coração.

Se você quer amar alguém profundamente, dê a essa pessoa essas três coisas e o amor só vai crescer a partir daí.

E para concluir, compartilho um vídeo de menos de 2 minutos do De Rose que me impactou muito quando assisti. Ele fala nesse vídeo algo simples, mas muito verdadeiro.

“Se a gente consegue descobrir como foi que a outra pessoa terminou o seu último relacionamento, dá para ter uma noção de se vale a pena se relacionar com ela ou não…”.

Se a outra pessoa terminou seu relacionamento com dignidade e respeito pelo companheiro ou companheira, então é porque houve amor nesse relacionamento e a pessoa de fato está aprendendo a amar, mas se ela fez um escândalo, é bom pensar muito bem se você não está comprando um grande abacaxi para ser descascado lá na frente…

Segue o link abaixo para você assistir…

Desejo asas muito bonitas para que você voe alto…

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles