20-exigente-2

Já falei algumas vezes por aqui que estou estudando e me preparando ser terapeuta e venho falar sobre algo que a princípio parece um contrassenso, mas você vai entender: não basta fazer terapia.

Como assim? Um futuro terapeuta está afirmando isso? Sim! Com todas as letras!

Para que você entenda o que quero dizer, compartilho algumas palavras do místico oriental Osho que me inspiraram a escrever esse texto!

*************

“A terapia sugere que você lentamente se descarregue. O que estou ensinando está além da terapia, mas a terapia o prepara.

O trabalho da terapia é limitado: ela o ajuda a ser saudável, e isso é tudo. Meu trabalho vai além da terapia, mas ela precisa preparar o caminho.

As terapias limpam o caminho; então, posso colocar as sementes. Apenas limpar o terreno não irá fazer o jardim.

É aí que a terapia se perde no Ocidente. Você vai a um terapeuta: ele limpa o terreno, ajuda você a se descarregar, e depois você começa de novo a acumular as coisas, porque o jardim não está realmente preparado.

O que você irá fazer com o terreno limpo? Você juntará novamente todos os tipos de lixo.

A terapia prepara o terreno, e as rosas poderão crescer em você. Assim, o terapeuta está certo, tudo deve ser expresso e aceito: a agressão, a raiva, a tristeza, o desespero, o amor.

Então meu trabalho começa e poderei lhe dizer como abandonar o ego. Agora não há necessidade de carregá-lo.”

Osho

**************

Palavras simples, mas muito profundas e diretas. A terapia ajuda a limpar as sujeiras internas, mas ela por si não faz de você um ser humano melhor. Juntamente com ela é preciso que você MUDE AS SUAS BUSCAS, mude aquilo que alimenta a sua alma.

Tenho reparado, não só comigo, mas com outras pessoas que levaram o processo terapêutico a sério, que elas fizeram uma verdadeira revolução na vida. E sabia que essa é de fato a palavra mais adequada? Vou explicar.

REVOLUÇÃO significa “voltar a evoluir”. Não é interessante? Só volta a evoluir quem sente que estagnou, que “parou no tempo”, que vem repetindo sempre as mesmas coisas esperando resultados diferentes, parafraseando o mestre Albert Einstein.

Se você caiu nesse texto e está gostando da leitura, certamente essa SEMENTE DA MUDANÇA já está instalada dentro do seu ser, talvez possa estar adormecida, mas está só esperando um pouquinho de água para ser regada e começar a desabrochar.

A terapia pode ser o começo dessa revolução, depois disso você precisa olhar para dentro de si e, com bastante sinceridade e abertura de mente, saber o que quer da vida, se questionar mesmo e seguir o que o coração pede! Como sempre digo e repito, o coração sempre sabe o que é o melhor para nós…

O Osho era um iluminado e seus ensinamentos são para todos aqueles que almejam a LIBERDADE do ser. Seus ensinamentos são os mesmos do mestre Jesus, ou de Buda, ou de Lao Tsé, de Krishna, de Yogananda, mas com algo a mais que acho magnífico, uma linguagem muito acessível e ocidentalizada.

Ele mesmo dizia nos seus discursos que estudou por anos a fio a cultura ocidental para aprender a se comunicar da melhor forma para que nós ocidentais pudéssemos ouvir, compreender e por em prática.

Já estou lhe fazendo essa sugestão. O que acha de começar a colocar em prática os ensinamentos do Osho? Talvez você se pergunte: “Mas como?”. Ora! Lendo com bastante atenção ué?

Eu já escrevi mais de 80 textos só a partir das suas ideias até esse momento, você pode começar aqui pelo blog e depois ir comprando seus livros aos pouquinhos. Eu me sinto honrado de escrever a partir das suas ideias porque sei que muitos leitores meus não têm condições financeiras para comprar seus livros, então podem aprender a partir de mim! Você pode acessar a tag com todos os textos clicando [aqui].

Esse é um texto que fala sobre a LIBERDADE em outras palavras! Os seres humanos livres são aqueles que mais podem agir em favor do mundo, para torná-lo um local melhor de si viver, têm mais recursos para serem fontes reais de amor, de benquerença, de compaixão, para espalhar esse perfume que transforma os ambientes. São os seres rebeldes, como o Osho diria. Fico feliz por ser um desses rebeldes e convido você a também entrar para o mesmo time. Vamos?

Se puder fazer terapia, faça! Vai lhe ajudar bastante, mas ela não é suficiente. Junto com ela seria muito bom que você mergulhasse fundo no autoconhecimento. Acredite! Vale a pena demais! É um caminho sem volta, como também gosto sempre de repetir. Uma vez começado, você nunca mais vai saber onde esse caminho vai dar, mas percorrê-lo será uma delícia. Experimente e depois volte aqui para comentar comigo como tem sido esse mergulho…

Paz e luz

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles