13249714_571499299694129_749396194_n

Outro dia me deparei com essa frase que intitulou esse texto que você lê agora e fiquei bastante reflexivo sobre ela.

A vida inteira nós fomos ensinados e doutrinados a pensar de uma forma praticamente oposta a essa: O que você quer ser quando crescer?.

Mas a vida e o amadurecimento tem me levado a constatar que esse pensamento vigente está equivocado, ou no mínimo precisa ser reformulado.

Penso que essa pergunta estaria mais coerente se fosse feita da seguinte maneira: “O que você quer fazer em termos de emprego quando você se tornar adulto?”.

Preste atenção na mudança da pergunta e naquilo que foi alterado! Tanto o SER pelo FAZER quanto também o CRESCER pelo TORNAR-SE ADULTO.

Ser é absolutamente diferente de fazer. Eu sou o que sou, não tem como eu mudar o que sou, posso mudar apenas o que faço, e posso fazer isso quantas vezes eu quiser e me sentir motivado. Mas mudar o que sou não! Isso não dá.

O nosso ser é a nossa essência, a nossa natureza primordial, que precisa ir se moldando de acordo com a sociedade.

Infelizmente, é isso o que mais acontece. À medida que vamos nos tornando adultos, vamos adquirindo medos, regras, engessamentos, dogmas, certezas etc. etc.

O grande desafio é de fato DESAPRENDER tudo isso e REAPRENDER a ser puro, a ser como uma criança.

Jesus Cristo já nos falava: Aquele que for como uma criança entrará no reino dos céus. Várias vezes já falei sobre isso nos textos, o reino dos céus é a felicidade e a plenitude na vida. É se sentir realizado com a própria vida, com o que trabalha, com as escolhas que foram feitas… Isso é o reino dos céus, e só pode ser acessado se você conseguir voltar a ser criança, reencontrar a sua essência.

Então volto ao questionamento inicial: O que você deixou de ser quando cresceu?

Pense com carinho sobre isso e encontre dentro de você as respostas que farão você reencontrar essa criança que está aí, mas está adormecida pelos condicionamentos sociais gigantescos que lhe foram ensinados…

Tornar-se adulto é uma coisa, crescer é outra completamente diferente. Para se tornar adulto basta estar vivo. Toda pessoa se torna adulta quando chega a idade de 21 anos. Agora existem pessoas que se tornam adultas, envelhecem, chegam aos 90, aos 100 anos de idade, mas nunca crescem, continuam IMATURAS.

A grande reflexão a ser feita é sobre MATURIDADE. Você cresce quando conquista maturidade. E ela só pode ser conquistada através do AUTOCONHECIMENTO, não existe outra forma, todas as outras são falsas!

Você se torna cada vez mais maduro à medida que se torna mais ingênuo, à medida que consegue fluir na vida com mais naturalidade, com mais leveza e com mais serenidade.

Muita gente pensa que as pessoas maduras são aquelas bem responsáveis, que são assíduas no trabalho, que nunca deixam faltar nada dentro de casa, que estão sempre sérias, com um rosto carrancudo…

Não! Essas pessoas são exatamente o contrário. Elas são IMATURAS. Elas estão vivendo como robôs e nem percebem. Estão alimentando esse sistema escravizante e idiotizante e nem se dão conta.

Então estou com esse breve texto lhe convidando a se tornar um rebelde. A se tornar alguém mais autêntico, mais centrado em si mesmo. Alguém que não reproduz aquilo que todos acham que é o certo.

Veja só! Eu mudei todo esse ditado popular, e fiz isso pensando com minha própria cabeça. Não li essa reformulação em nenhum manual, não precisei de nenhum artigo acadêmico para me respaldar nem nada disso!

Infelizmente, nossa sociedade está emburrecendo e reflexões simples como essa não são mais permitidas se você não disser qual foi a fonte, se não disser de onde tirou o seu pensamento.

Eu não posso tirar o pensamento da minha própria cabeça? Esse movimento que estou propondo aqui é para que você cresça e não apenas se torne um adulto que repete tudo, mas que seja você um grande autor da sua existência, alguém que tenha criatividade para questionar, para inovar, para criar novas formas de fazer as coisas.

Eu garanto a você que buscando isso, pouco a pouco você vai resgatar aquilo que foi retirado de você ao longo dos anos pela própria sociedade e pelo sistema no qual estamos inseridos e então você passará a crescer sempre e cada vez mais…

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles